Os árbitros que apitarão o Brasileirão nesta temporada terão que explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público. A decisão foi tomada após a Comissão de Arbitragem da CBF receber a aprovação da FIFA para implementar a medida.
Na final da Supercopa Feminina 2024 entre Cruzeiro e Corinthians a medida foi usada pela primeira vez. A árbitra Deborah Cecília Cruz Correia anunciou para os torcedores que anulara o gol do Cruzeiro marcado irregularmente por Byanca Brasil.
A novidade foi revelada pela confederação após encontro realizado entre representantes e capitães de cada equipe com dirigentes da entidade na terça-feira (5).
Outro fator que acontecerá, pela segunda vez na história, é a pausa para os períodos de Data FIFA. Neste ano, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.
Troféu Roberto Dinamite
A partir desta edição, o artilheiro do Brasileirão levará para casa o troféu Roberto Dinamite, em homenagem ao maior goleador da história do campeonato. Dinamite, morto em janeiro de 2023, balançou as redes por 190 vez na competição.
"O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse feito dando o nome deste craque ao prêmio do artilheiro da competição", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A primeira rodada do Brasileirão 2024 será aberta no dia 13 de abril. O encerramento da competição está marcado para o dia 8 de dezembro.
Confira abaixo os duelos da 1ª rodada do Brasileirão 2024:
Internacional (RS) x Bahia (BA)
Cruzeiro (MG) x Botafogo (RJ)
Vitória (BA) x Palmeiras (SP)
Fluminense (RJ) x Red Bull Bragantino (SP)
Vasco da Gama (RJ) x Grêmio (RS)
Corinthians (SP) x Atlético (MG)
São Paulo (SP) x Fortaleza (CE)
Athletico (PR) x Cuiabá (MT)
Atlético (GO) x Flamengo (RJ)
Criciúma (SC) x Juventude (RS)
Leia mais