Com equipes desfalcadas, Flamengo e Atlético fazem um duelo de concorrentes diretos neste domingo (10), às 11h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Sem os atacantes Guerrero e Fred, respectivamente, cariocas e mineiros entram em campo com a mesma pontuação na tabela (20) e a missão de não deixar a distância para o líder Palmeiras aumentar ainda mais.
Mesmo estando próximos na classificação e terem a irregularidade como marca no Brasileirão, as duas equipes fazem campanhas apoiadas em fatores opostos. Sem Guerrero, o Flamengo enfraquece ainda mais um ataque com apenas 13 gols em 13 rodadas. Já a defesa, liderada agora pelo ex-alvinegro Réver, tem um desempenho de fazer inveja à retaguarda do Atlético, com apenas 15 gols sofridos, contra 20 do time mineiro.
Um tropeço de qualquer um dos lados da disputa pode significar uma diferença de até 11 pontos em relação ao líder Palmeiras, faltando seis rodadas para o fim do primeiro turno do campeonato.
“O momento do Atlético é criar padrão de produção. Isso que buscamos para ficar ali na frente, disputando (G-4) e até mesmo pensar em título. As duas equipes jogam para frente, e ambas precisam pontuar neste momento”, afirmou o técnico Marcelo Oliveira.
O Galo vem de empate contra o Figueirense, em Santa Catarina. Só não levou três pontos para casa porque cedeu o empate para o rival, algo frequente na competição. Das 13 partidas realizadas no Brasileirão, o alvinegro saiu na frente em dez jogos, mas só venceu metade, deixando escapar ao todo 11 pontos.
“Temos que ter agressividade e fazer mais gols para não dar chance ao empate”, admite o treinador. Para a partida, o Galo terá a volta de Rafael Carioca, mas ainda não contará com Leandro Donizete, Luan, Lucas Pratto e Dátolo, este último próximo de uma despedida do clube.
Possível adeus
Enquanto Dátolo encaminhou a rescisão de contrato com o Galo para se acertar com o Fluminense, o lateral-esquerdo Douglas Santos pode fazer o último jogo pelo Atlético hoje, logo em sua 99ª partida pelo clube.
A diretoria atleticana tentou negociar um atraso na apresentação do camisa 6 à Seleção Olímpica. Mas a CBF exigirá que ele fique à disposição do treinador Rogério Micale na segunda-feira (18), mesma data do próximo jogo do Galo no Campeonato Brasileiro, contra o Coritiba.
Com propostas do futebol europeu, o jogador de 22 anos deve seguir da Olimpíada Rio 2016 direto para o Velho Continente.
Leia mais:
Clássico entre Atlético e Flamengo chega a décimo capítulo fora do eixo BH-Rio
Polícia garante que Brasília não será palco de guerra entre flamenguistas e atleticanos
FICHA DO JOGO
FLAMENGO - Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Everton; Marcelo Cirino e Felipe Vizeu. Técnico: Zé Ricardo.
ATLÉTICO - Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Junior Urso, Clayton, Cazares e Robinho; Carlos. Técnico: Marcelo Oliveira.
HORÁRIO - 11h
LOCAL - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
ARBITRAGEM - Marielson Alves Silva (BA), auxiliado por Alessandro Rocha de Matos (BA) e Bruno Raphael Pires (GO)
TRANSMISSÃO - Premiere