
O Brasil está perto de ganhar o primeiro título mundial de Tênis de Mesa. Para assegurar a conquista inédita, o brasileiro Hugo Calderano precisa vencer o chinês Lin Shidong, número 1 do ranking mundial. A decisão ocorre neste domingo (20), às 9h15, na casa do adversário, em Macau, na República Popular da China.
O carioca de 28 anos atualmente é o 5° colocado no ranking mundial e se tornou o primeiro latino-americano a se classificar para uma final de Copa do Mundo, após vencer o chinês Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial, neste sábado (19), por 4 sets a 3.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, o brasileiro ficou próximo de conquistar a medalha de bronze, mas perdeu a disputa para o francês Félix Lebrun, de 17 anos, que tinha a torcida a seu favor.
Quem é Hugo Calderano?
Calderano começou a praticar o tênis de mesa aos 8 anos. Seis anos depois, se mudou para São Caetano do Sul para treinar com os integrantes da seleção brasileira do esporte.
Em 2013, Hugo foi o mais jovem mesatenista a vencer uma etapa do Mundial e o primeiro a vencer no mesmo ano etapas do Circuito Mundial Juvenil e Adulto.
Um ano depois, Hugo fez história, conquistando a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. Foi a primeira medalha do tênis de mesa brasileiro em uma competição olímpica.
Calderano é tricampeão latino-americano e atual tricampeão pan-americano. Além do Brasil, Hugo representa o Ochsenhausen, clube da primeira divisão da Bundesliga. Ele integrou a equipe alemã de 2014 a 2021 e retornou em 2023.
O Top-5 é composto pelo brasileiro e outros quatro asiáticos - três chineses e um japonês.
Top-5 Ranking Mundial de Tênis de Mesa
- Lin Shidong - 8325 pontos
- Wang Chuqin - 6925 pontos
- Tomokazu Harimoto - 4725 pontos
- Liang Jingkun - 3550 pontos
- Hugo Calderano - 3250 pontos
Leia mais: