Clique para ampliar
Vivendo temporada acima da média em termos individuais no Cruzeiro, o meia-atacante Alisson vê novamente uma lesão atrapalhar uma de suas boas fases no clube. E o momento não poderia ser pior, às vésperas da “cereja do bolo” de 2017: o segundo e decisivo jogo pela final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, no próximo dia 27.
As boas notícias para o torcedor celeste, por outro lado, são a pequena gravidade da lesão (a princípio) e o bom rendimento recente das peças de reposição do técnico Mano Menezes.
O camisa 11 da Raposa teve diagnosticada uma entorse de ligamento no joelho direito, sofrida em dividida com o zagueiro Douglas Grolli na vitória celeste por 2 a 1 sobre a Chapecoense. Ele será reavaliado na próxima semana, mas já está vetado preventivamente do confronto com o Bahia, neste domingo.
Alisson é um dos protagonistas da equipe neste ano, no qual já disputou 46 partidas. Em temporadas anteriores, a maior marca pessoal havia sido a de 39 participações, em 2016. Além disso, aparece como vice-líder do time no quesito assistências, com sete passes decisivos nos jogos oficiais de 2017, um a menos que Thiago Neves.
Caso Alisson não seja liberado a tempo para enfrentar o Flamengo, Mano Menezes precisará montar um “quebra-cabeça” e efetuar pelo menos duas mudanças no setor ofensivo do time. O titular Rafael Sóbis está suspenso da finalíssima pelo terceiro cartão amarelo recebido no empate em 1 a 1, na partida de ida, no Maracanã.
Suplentes
Na Copa do Brasil, o treinador não pode contar também com Sassá, artilheiro da Raposa no Brasileirão, pois o atacante foi contratado após o prazo de inscrições. Assim, a disputa pela(s) vaga(s) na final deve ficar restrita a Rafinha, Arrascaeta, Raniel e Élber, se este último se recuperar a tempo de uma lesão na coxa.
Com Rafael Sóbis e Sassá disponíveis para as partidas contra Bahia e Atlético-GO pela Série A, os suplentes terão descanso e tempo de preparo para chegarem “na ponta dos cascos” ao jogo mais importante da temporada celeste.
Ontem, Arrascaeta foi preservado das atividades da manhã e ficou na academia fazendo reforço muscular. Já Élber havia sido poupado do duelo com a Chapecoense devido a dores na coxa direita.
Coincidentemente, três dos quatro principais candidatos vêm de atuações decisivas nas últimas oportunidades recebidas.
Rafinha balançou as redes em duas ocasiões (Santos e Chapecoense, pelo Brasileiro) e deu uma assistência (Londrina, pela Primeira Liga) nas últimas cinco aparições em campo.
Arrascaeta, por sua vez, voltou com tudo após as contusões e mostrou porque é um virtual titular, com gols sobre Grêmio (Primeira Liga) e o próprio Flamengo (Copa do Brasil).
Por fim, Raniel vem de três gols e uma assistência nas últimas seis partidas disputadas. Diante da Chape, o jovem atacante deixou o dele e ainda serviu Rafinha. Antes, já havia mostrado faro de artilheiro contra Sport (Brasileiro) e Grêmio (Primeira Liga).