Em um jogo de baixíssimo nível técnico, causado pela incapacidade das duas equipes e do péssimo estado do gramado, Corinthians e Atlético Paranaense ficaram no empate sem gols, nesta quarta-feira, no estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim (SP), pela 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado acabou sendo péssimo para os dois clubes.
Com 36 pontos, na 10.ª colocação, o Corinthians tem de esquecer de vez a luta pelo G4 - a faixa de classificação à Copa Libertadores de 2014 - e se preocupar, e muito, com a aproximação da zona de rebaixamento. O Vasco, o primeiro dentro dela, ganhou e subiu para 32 pontos. Neste domingo, às 16 horas, o compromisso é o clássico contra o São Paulo, no estádio do Morumbi.
Já o Atlético perdeu a terceira posição para o Botafogo, que ganhou do lanterna Náutico, em Pernambuco. Com 45 pontos, está em quarto e viu o rival carioca chegar a 46. Além disso, perdeu a chance de se aproximar mais do Grêmio, o vice-líder com 48 pontos, que perdeu em casa para o Criciúma.
O Corinthians é um time que não consegue mais se impor diante dos adversários. Douglas e Danilo, que deveriam criar as jogadas, mal participavam do jogo. O Atlético marcava forte e no campo de ataque. O time paulista não conseguia se livrar da marcação. Faltava criatividade e movimentação aos seus jogadores.
Previsível, o Corinthians errava muitos passes. Os laterais Edenilson e Alessandro não apoiavam e os volantes não se apresentavam para que a bola saísse da defesa e chegasse ao ataque. Romarinho parecia mais preocupado em simular faltas do que em fazer gols.
O único mérito do Corinthians é se defender bem. O time segurava as jogadas em velocidade do Atlético, que apesar do bom volume de jogo só levou perigo em um lance de bola parada. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio de João Paulo pela esquerda, Manoel cabeceou, a bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo.
No intervalo, Tite resolveu mexer no time e trocou Douglas por Rodriguinho. Mas a principal mudança no time foi na postura e no posicionamentos dos jogadores. O Corinthians subiu a marcação e passou a jogar mais no campo do Atlético. A equipe ocupou melhor os espaços e, assim, errou menos passes. Não à toa criou um boa chance com Romarinho aos 9 minutos. Em posição de impedimento não assinalada pela arbitragem, o atacante recebeu de Emerson, avançou pela esquerda, mas na hora da finalização chutou em cima do goleiro Weverton.
O Atlético equilibrou a partida a partir dos 20 minutos e passou a levar perigo ao gol de Cássio, sobretudo nos chutes de fora de área. Sem poder de fogo, o Corinthians não conseguia mais manter o volume do início do segundo tempo e penava para criar algum lance mais agudo. Somente aos 32 minutos é que o goleiro paranaense voltou a fazer uma defesa, quando espalmou para escanteio um chute de longe de Rodriguinho. Mas foi só.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 x 0 ATLÉTICO-PR
CORINTHIANS - Cássio; Edenilson, Gil, Cleber e Alessandro; Ralf, Guilherme, Danilo (Diego Macedo) e Douglas (Rodriguinho); Emerson e Romarinho (Paulo Victor). Técnico: Tite.
ATLÉTICO-PR - Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo, Zezinho (Fran Mérida) e Everton (Felipe); Marcelo e Ederson (Roger). Técnico: Vagner Mancini.
CARTÕES AMARELOS - Romarinho (Corinthians); Bruno Silva e Everton (Atlético-PR).
ÁRBITRO - Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS).
RENDA - R$ 372.273,00.
PÚBLICO - 15.581 pagantes.
Local - Estádio Romildo Ferreira, em Mogi Mirim (SP).