O Corinthians somou a sua segunda derrota seguida no Campeonato Brasileiro e se afastou ainda mais dos líderes na tabela de classificação. Em Curitiba, na Arena da Baixada, a equipe paulista perdeu neste domingo por 1 a 0 para o Atlético Paranaense, pela 25.ª rodada, e agora ocupa a 7.ª posição, com 40 pontos. O time do Paraná quebrou um jejum de três derrotas e chegou à 10.ª colocação, com 31. No próximo sábado, o Corinthians encara o Sport, em casa, e o Atlético faz clássico contra o Coritiba.
A partida começou com as duas equipes marcando forte, com pouco espaço para finalizações. Nos primeiros 20 minutos de jogo, houve apenas um chute a gol. Aos 7, o meia Marcos Guilherme recebeu passe de Douglas Coutinho e chutou fraco de fora da área para defesa tranquila do goleiro Cássio.
A partir dos 21 minutos, o jogo ficou mais acelerado. Em ataque rápido do Corinthians, o atacante Guerrero demorou para concluir a jogada e permitiu que a defesa do time da casa se reorganizasse. No contra-ataque, a equipe paranaense quase abriu o placar. Marcelo cruzou pela direita para Douglas Coutinho, que subiu mais que a zaga corintiana e cabeceou a poucos centímetros da trave esquerda de Cássio.
Depois do susto, a equipe paulista passou a ter mais posse de bola, porém sem levar perigo ao goleiro Weverton. Do outro lado, o Atlético aproveitava as chances de bola parada para surpreender os visitantes. Aos 34 minutos, após falta cobrada para a área, Gustavo aproveitou rebote de Cássio e mandou por cima do travessão em um voleio atrapalhado.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Atlético tomou gosto pela partida e começou a dominar as iniciativas. Aos 41 minutos, em pressão do ataque do time do casa, Cléo tentou escapar da marcação na área adversária e sofreu pênalti em falta indiscutível de Elias. O mesmo bateu firme e abriu o placar para a equipe paranaense.
Na volta do intervalo, o Corinthians permaneceu com maior posse de bola, mas sem assustar. As principais oportunidades vinham de cruzamentos em bola parada, praticamente todos cortados pela defesa do Atlético. A equipe paranaense, por sua vez, preferiu reforçar a marcação para aproveitar os contra-ataques, mas também sem levar perigo.
No decorrer da segunda etapa, o técnico Mano Menezes tirou Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto para colocar Jadson, Romero e Danilo, em uma tentativa de melhorar a qualidade do passe. No entanto, a equipe paulista continuou pouco criativa e sem pontaria. Nos minutos finais, o jogo se concentrou no campo de defesa do Atlético, com o Corinthians buscando o empate e o time da casa tentando garantir a vitória. Sem mais lances de perigo, o árbitro Marcelo de Lima Henrique encerrou o jogo aos 48 minutos.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 x 0 CORINTHIANS
ATLÉTICO-PR - Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Hernani (João Paulo), Marcos Guilherme; Marcelo, Cléo (Mosquito) e Douglas Coutinho (Sidcley); Técnico: Claudinei Oliveira.
CORINTHIANS - Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Bruno Henrique (Jadson), Elias, Petros (Romero) e Renato Augusto (Danilo); Malcom e Guerrero. Técnico: Mano Menezes.
GOL - Cléo (pênalti), aos 41 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Natanael e Hernani (Atlético-PR); Gil (Corinthians).
ÁRBITRO - Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Arena da Baixada, em Curitiba (PR).