Crias do América decretam derrota alviverde para o Fluminense em estreia na Série A

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/05/2016 às 18:00.Atualizado em 16/11/2021 às 03:27.

Duas crias do América foram o ponto de desequilíbrio na estreia ruim do Coelho na Série A. Empolgado com a conquista do Estadual, o time alviverde recebeu o Fluminense no Independência, neste domingo (15). O caminhão de gols desperdiçados no segundo tempo levou o clube mineiro a perder por 1 a 0 para o Tricolor, com gol do atacante Fred em assistência de Richarlison, dois atacantes que deixaram saudades no "Time da Família".

Gol solitário em erro bobo

As estatísticas do jogo não mentiram. O Fluminense teve a posse de bola, mas pouco chegou ao gol do Coelho. Diego Cavalieri, o dono da meta carioca, teve mais trabalho que João Ricardo no primeiro tempo. O Coelho arriscou mais. Entretanto, faltava qualidade para furar a defesa tricolor e os chutes foram, em sua totalidade, de longa e média distância.

O time da casa era liderado pelo camisa 10 Tiago Luís. Outrora atacante promissor da base do Santos, o jogador virou articulador no Coelho. Ele buscava a bola na defesa e não dava descanso para a marcação.

Mas o armador foi crucificado. Tiago tentou aproveitar uma sobra de escanteio defensivo para sair jogando. Abusou da firula e, no toque de calcanhar, entregou a paçoca para Osvaldo. O rápido atacante chutou forte e João Ricardo espalmou. Eis que surgiu Richarlison atento ao rebote. Espero, o camisa 19 tocou para trás e Fred, com a sutileza característica, abriu o placar.

Na comemoração, o maior artilheiro dos pontos corridos (114 gols) homenageou a esposa belo-horizontina, grávida do segundo filho do camisa 9.  Já Tiago Luis foi castigado com a saída do jogo. Givanildo sacou o meia-atacante e mandou Borges (terceiro maior artilheiro da atual fórmula do Brasileirão).

"Lá e cá" e desperdícios

Fred, antes anulado quando encostava nos zagueiros, começou a atormentar a defesa americana e quase ampliou o marcador duas vezes, quando o lado direito da defesa do alviverde (com o improvisado Artur na lateral) abriu a avenida.

Foi novamente pelo lado direito que Marcos Junior puxou contra-ataque e serviu Gustavo Scarpa. Com o pé ruim (direito), o destaque do Flu chutou em cima de João Ricardo.

Se o Flu assustou, o Coelho, mesmo com baixa criatividade, conseguiu chegar ao ataque. Em nova falha do zagueiro Henrique, Osman demorou demais para definir e chutou prensado. Minutos depois, o mesmo camisa 7 provaria estar com o pé torno na noite deste domingo. 

Neste momento, o jogo ficou aberto para as duas equipes. E, mesmo sem o atacante Borges (que atuou por 35 minutos e saiu lesionado) o Coelho quase empatou. Rafael Bastos teve uma sobra de bola parecida com a de Fred no gol do Flu, mas Cavalieri cresceu para cima do americano. Depois,Wellington Silva surgiu sozinho no lado direito da defesa alviverde e chutou por cima do gol.

O Coelho até que lutou com garra, teve espaço para empatar o jogo, mas se abriu a ponto de quase levar dois, três gols. Com um elenco limitado, Givanildo Oliveira precisará de mais peças para tentar permanecer na elite do futebol brasileiro.

FICHA TÉCNICA
América 0 x 1 Fluminense
Data: 15/05/2016
Local: Estádio Independência
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Gol: Fred aos 38 minutos do primeiro tempo
Público: 1.955 pagantes
Renda: R$ 72.170,00
América: João Ricardo; Artur, Alison, Sueliton e Danilo; Leandro Guerreiro, Claudinei, Osman e Rafael Bastos; Tiago Luis (Borges) (Xavier) e Victor Rangel (Sávio). Técnico: Givanildo Oliveira
Fluminense: Diego Cavalieri; Jonathan (Giovanni), Gum, Henrique e Wellington Silva; Edson, Cícero e Gustavo Scarpa; Osvaldo (Marcos Junior), Richarlison (Gerson) e Fred. Técnico: Levir Culpi

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por