(Washington Alves / Light Press / Cruzeiro -7/3/2015)
Nos dois últimos anos a China Azul se acostumou com um Cruzeiro quase imbatível no Mineirão. O resultado foi a conquista em sequência do bicampeonato brasileiro das temporadas 2013/2014. Mas esse amplo domínio celeste está caindo por terra nesta temporada. E pior, contra adversários modestos, exceção para o rival Atlético, no empate por 1 a 1, pelo Campeonato Mineiro. Os demais adversários da Raposa neste ano, no Gigante da Pampulha, estariam longe de oferecer perigo ao bicampeão nacional, caso do Mamoré (1 a 1), na quarta-feira, que luta desesperadamente contra o descenso ao Módulo II do Estadual.
Por isso, o Cruzeiro ostenta em 2015 o pior aproveitamento após a reabertura do Mineirão, em janeiro de 2013, reformado para a Copa do Mundo de 2014. A equipe estrelada tem menos de 50% de aproveitamento no estádio, que foi palco de grandes jornadas há pouco menos de quatro meses, como os 2 a 1 sobre o Goiás (23 de novembro), e que decretou a conquista antecipada com três rodadas do Brasilei-rão do ano passado.
O experiente volante Henrique atribui à irregularidade deste ano em casa à formação de um novo grupo para a temporada. “A gente tinha uma referência grande nesses dois anos anteriores por sermos fortes dentro de casa. A equipe quase não perdia e agora as equipes vêm jogar contra a gente aqui (Mineirão) totalmente fechadas, atuando por uma bola, e ainda estamos num período de formação. Nesta quarta-feira (25) o ataque todo saiu, só ficou o Damião”, argumenta o volante, de grande importância nas duas últimas conquista nacionais.
Por sua vez, Judivan destaca que jogar no Mineirão gera expectativa da torcida e, por tabela, ansiedade nos jogadores. “A torcida ajuda bastante, empurra. Mas causa ansiedade e a gente vem pecando nas finalizações e encontrando dificuldades. Mas com o tempo vamos acertar o que está errado”, frisa o atacante, aos 19 anos na equipe principal.
Sem lesão
O zagueiro Paulo André fez exame de imagem na coxa esquerda e não foi constatado lesão. Mesmo assim o jogador deverá ser poupado contra a URT, domingo, em Patos de Minas.