Cruzeiro disputava contra Rio Branco-ES, há 60 anos, sua primeira partida pelo Campeonato Brasileiro

Alexandre Simões
@oalexsimoes
21/08/2020 às 19:04.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:21
 (Cruzeiro/Arquivo)

(Cruzeiro/Arquivo)

O Cruzeiro disputava há exatos 60 anos a sua primeira partida pelo Campeonato Brasileiro. Campeão mineiro em 1959, o clube representou o Estado na segunda edição da Taça Brasil. E em 23 de agosto de 1960 entrou em campo no Estádio Juscelino Kubitschek, no Barro Preto, para iniciar diante do Rio Branco, do Espírito Santo, a disputa da primeira fase do Grupo Centro.

Um gol do atacante Belo, logo aos três minutos de bola rolando, determinou a vitória dos capixabas, numa partida definida pelos jornais da época como pobre tecnicamente.Cruzeiro/ArquivoO time do Cruzeiro, que foi tricampeão mineiro em sequência, pois ganhou também o Estadual de 1961, deu ao clube a chance de disputar o Campeonato Brasileiro pela primeira vez, jogando a Taça Brasil de1960

O Cruzeiro, que era comandado por Niginho, um dos grandes ídolos da história do clube, contava com o time que tinha sido campeão mineiro no ano anterior. E tinha grandes jogadores, como o zagueiro Procópio, o volante Amauri de Castro, e os atacantes Raimundinho, Emerson, Tomazinho, Elmo e Hilton Oliveira.

Apesar da derrota, talvez até pela maior qualidade da sua equipe em relação ao rival, o técnico Niginho prometeu que seu time voltaria de Vitória classificado para a final do Grupo Centro, segundo relato do Almanaque do Cruzeiro, de Henrique Ribeiro.

Classificação

A classificação na capital capixaba significava duas vitórias seguidas sobre o Rio Branco, em seus domínios, pois o regulamento da Taça Brasil previa a terceira partida em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado.

Em 28 de agosto, os dois times fizeram a volta, no Estádio Governador Bley. E a Raposa devolveu o 1 a 0, com um gol de Raimundinho, que não tinha jogado em Belo Hoizonte, logo aos 15 minutos.

Com uma vitória para cada lado, a capital capixaba recebeu, dois dias depois, a terceira partida entre Cruzeiro e Rio Branco. E ela foi novamente decidida com um gol logo no início, marcado pelo ponta esquerda cruzeirense Hilton Oliveira. A promessa de Niginho estava cumprida.

Na final do Grupo Centro, a Raposa empatou por 1 a 1 com o Fluminense, no Independência, e foi eliminado ao sofrer uma goleada por 4 a 1 na volta, disputada no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Unificação

Em 2010, com base no Dossiê da Unificação dos Títulos Brasileiros a partir de 1959, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu como campeões brasileiros os vencedores da Taça Brasil, disputada de 1959 a 1968, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata, jogado de 1967 a 1970.

A FICHA DO PRIMEIRO JOGO DO CRUZEIRO NO BRASILEIRÃO

CRUZEIRO 0
Genivaldo; Vavá, Pireco, Procópio e Cléver; Amauri de Castro e Nelsinho; Emerson, Tomazinho, Elmo e Hilton Oliveira. Técnico: Niginho

RIO BRANCO 1
Irezi; Anchieta, Hélio, Epaminondas e Fontana; Foca e Marciel; Santos, Carlinhos, Belo e Catrina. Técnico: Mossoró

DATA: 23 de agosto de 1960

ESTÁDIO: Juscelino Kubitschek (Barro Preto)
CIDADE: Belo Horizonte
MOTIVO: Primeiro jogo da primeira fase do Grupo Centro da Taça Brasil
GOL: Belo, aos 3 minutos do primeiro tempo
ARBITRAGEM: Euclides Onofre (ES), auxiliado por Simão Waxman (MG) e Benigno Josino (MG)
RENDA: Cr$ 176.200,00

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por