Um encontro cheio de tradição e rivalidade, colocando frente a frente dois dos clubes de maior grandeza no futebol brasileiro. Mesmo quando estão em baixa, Cruzeiro e São Paulo protagonizam duelos importantes e trazem para si os holofotes. Hoje, não será diferente. Às 18h30, no Mineirão, pela sexta rodada, Raposa e Tricolor farão o confronto de número 53 na história do Campeonato Brasileiro desde 1971.
Líderes de pontuação acumulada entre todos os clubes que já disputaram o Brasileiro por pontos corridos, São Paulo (880) e Cruzeiro (838) carregam consigo outras similaridades desde 2003. Os adversários somam, cada um, três conquistas da competição no período e, ao lado do Corinthians, são os maiores vencedores no atual formato.
Além disso, foram os únicos times a conquistar títulos nacionais de maneira consecutiva nessa fórmula de disputa: o São Paulo foi tricampeão entre 2006 e 2008, enquanto o Cruzeiro faturou em 2013 e 2014.
A disputa nas estatísticas não para por aí. Paulistas e mineiros encabeçam também o ranking de gols marcados desde 2003. Neste quesito, a Raposa está à frente, com 827 tentos em 13 edições, enquanto o Tricolor balançou as redes em 805 oportunidades.
Domínios
Tentando dar um salto na tabela após um começo ruim, o time celeste conta com o fator casa para tentar triunfar diante de um dos seus maiores algozes.
“Estes jogos são os melhores. Jogador gosta de jogar contra uma equipe boa, qualificada. Conseguimos a primeira vitória e, agora, a equipe vai se encaixar. Esperamos repetir diante do São Paulo a atuação que tivemos no primeiro tempo contra o Botafogo para vencer a primeira em casa”, ressalta o lateral-esquerdo Bryan.
Preocupação
Apesar de ostentar números expressivos na Era dos pontos corridos, o Cruzeiro não vive boa fase e vê o Internacional, atual líder do Brasileirão, ameaçar o posto de segundo colocado geral das estatísticas no período (veja ao lado). O Colorado é o terceiro na lista de maiores pontuadores, com 819 pontos, 19 a menos que a Raposa.
FICHA DO JOGO
CRUZEIRO x SÃO PAULO
CRUZEIRO
Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Romero, Henrique, Robinho e Arrascaeta; Élber e Riascos.
Técnico: Paulo Bento
SÃO PAULO
Denis; Bruno, Maicon, Lugano e Matheus Reis; João Schmidt, Thiago Mendes e Ytalo; Centurión, Kelvin e Alan Kardec.
Técnico: Edgardo Bauza
HORÁRIO: 18h30
LOCAL: Mineirão
ARBITRAGEM: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Nadine Camara Bastos (SC) e Christian Passos Sorence (GO).
TRANSMISSÃO: Premiere