A história das partidas entre Cruzeiro e São Paulo no Campeonato Brasileiro é amplamente favorável ao time paulista, e com a vitória por 1 a 0 na noite deste domingo (5), no Mineirão, o time paulista melhorou ainda mais seu retrospecto diante do time Cinco estrelas. O gol da partida foi marcado por Ytalo ainda no primeiro tempo.
O primeiro tempo foi mais proveitoso para o São Paulo. Não só por ter saído na frente, com um gol de Ytalo, aos 22 minutos, mas também por ter conseguido controlar bem a partida e não ter levado sufoco dos donos da casa. O Cruzeiro, que tinha mais posse de bola, não encontrou espaço para sair da boa marcação do rival.
Na segunda etapa, o Cruzeiro conseguiu adiantar mais o posicionamento dos jogadores e pressionou o São Paulo no campo de defesa. Mesmo assim, o time mineiro não conseguiu criar chances muito perigosas. Já o Tricolor teve oportunidades para ampliar, mas pecou nas finalizações.
O triunfo faz o São Paulo subir três posições na tabela. Agora com 10 pontos, o Tricolor paulista aparece na sexta colocação. Enquanto o Cruzeiro vive situação complicada. Após seis rodadas, a Raposa aparece no Z-4. É o 18º, com cinco pontos.
Cruzeiro e São Paulo só voltam a campo no próximo fim de semana. O Cruzeiro terá o clássico contra o Atlético, no próximo domingo (12), às 16h, no Independência. Já o São Paulo recebe o Atlético-PR, sábado (11), às 21h, no Morumbi.
O jogo
A partida começou movimentada com os dois times jogando e deixando jogar. Logo aos quatro minutos, Bruno cobrou rápido a lateral para Kelvin. Sem marcação o atacante desceu pela direita e cruzou para Alan Kardec, que desviou e a bola passou à direita do gol de Fábio.
O Cruzeiro respondeu no minuto seguinte. Lucas avançou pela direita nas costas de Matheus Reis e cruzou para William. Bem colocado, Lugano afastou, mas a bola caiu nos pés do lateral que cruzou novamente, Élber desviou e a zaga do São Paulo afastou de vez o perigo.
Aos sete minutos o Cruzeiro chegou novamente. Henrique desarmou Centurión, e puxou rapidamente o contra-ataque lançando para Willian. O atacante avançou nas costas de Lugano e, cara a cara com Denis, chutou cruzado, à esquerda do gol adversário.
Aos 22 minutos o São Paulo abriu o placar. Kelvin avançou pela direita, e passa para Bruno que vai ao fundo e cruza na medida para Ytalo. Dentro da área o jogador que chegou do Audax domina de pé direito, gira e bate de pé esquerdo, no canto alto direito de Fábio, que nada pode fazer.
Depois do gol o jogo deu uma esfriada29 João Schmidt cobra falta pela esquerda, Maicon desvia na primeira trave e a bola sai à direita de Fábio, com perigo.
Segundo tempo
Ao contrário do que aconteceu na etapa inicial, o segundo tempo começou mais lento, tanto que a primeira chance de gol só aconteceu aos 18 minutos. Em cobrança de escanteio, Bruno Rodrigo subiu sozinho e cabeceou por cima do gol de Dênis.
A resposta do São Paulo veio em dois momentos. Primeiro aos 22, quando Kelvin deu bom passe para Alan Kardec, que invadiu a área e bateu errado, à direita do gol de Fábio.
Depois, quatro minutos mais tarde, Lucas Fernandes lançou Kelvin em profundidade, o atacante invadiu a área e encobriu Fábio, mas a bola ficou quicando na área até que Bryan fizesse o corte.
Desesperado para tentar o empate o Cruzeiro se lançou com tudo ao ataque, mas quem quase marcou foi o São Paulo. Aos 44 minutos Thiago Mendes dá belo passe para Lucas Fernandes, que avançou e bateu cruzado. Fábio salta e faz ótima defesa.
Ficha do Jogo
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
Cruzeiro
Fábio; Lucas, Bruno Viana, Bruno Rodrigo e Bryan; Henrique, Lucas Romero, Robinho (Alisson), Arrascaeta (Douglas Coutinho) e Élber; Willian (Riascos)
Técnico: Paulo Bento
São Paulo
Denis; Bruno (Auro), Lugano, Maicon e Matheus Reis; João Schmidt, Thiago Mendes e Ytalo (Luiz Araújo); Centurión (Lucas Fernandes), Alan Kardec e Kelvin
Técnico: Edgardo Bauza
Gols: Ytalo aos 22 minutos do primeiro tempo
Cartões Amarelos: Lucas e Riascos (Cruzeiro)
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Nadine Camara Bastos (SC) e Christian Passos Sorence (GO).
Público: 18.904
Renda: R$ 466.861,00