Cruzeiro precisa de contrariar estatísticas para conseguir classificação na Copa do Brasil

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 01/11/2016 às 18:57.Atualizado em 15/11/2021 às 21:29.

O Cruzeiro tem um grande desafio na próxima quarta-feira (2) diante do Grêmio, no jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, em Porto Alegre. A Raposa precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para garantir a classificação à final do mata-mata. E, para conseguir tal feito, a equipe mineira precisará contrariar suas estatísticas em jogos realizados fora de Belo Horizonte na atual edição do torneio.

O time celeste entrou em campo fora de casa pela Copa do Brasil em cinco oportunidades. Enfrentou Campinense-PB, Londrina, Vitória, Botafogo e Corinthians. De todas essas situações, apenas duas deixariam o Cruzeiro vivo na competição: a vitória por 2 a 0 contra o Londrina, na segunda fase, teve placar que levaria o jogo contra o Tricolor Gaúcho para os pênaltis. E a goleada contra o Botafogo por 5 a 2, placar alcançado no jogo de ida das oitavas de final, daria aos mineiros uma vaga direta à decisão.

A Raposa passou em branco apenas em um jogo fora de casa, na primeira partida, ainda comandada por Deivid, quando empatou por 0 a 0 com o Campinense. Porém, apenas um gol não será o suficiente para o Cruzeiro avançar à decisão. Por isso, a equipe de Mano Menezes precisará de uma forte atuação coletiva. Segundo o site de estatísticas esportivas Footstats, em média, o ataque celeste marca 1,8 gol por jogo fora dos seus domínios.

O meia Robinho, um dos principais jogadores do meio-campo celeste, disse que é preciso jogar com inteligência. "Um gol no começo do jogo seria muito importante, mas temos 90 minutos para fazer dois gols e o jogo ir para os pênaltis. Ou três para classificarmos, claro, sem tomarmos (gols)", disse o meia.

Como ressaltou o meio-campista, não é só no ataque que a equipe precisa de eficiência. A defesa que, recentemente, ficou cinco partidas sem ser vazada no Brasileirão, também terá papel fundamental no confronto decisivo em Porto Alegre. Em dois, dos cinco jogos fora de casa, o Cruzeiro não tomou gols (contra Campinense e Londrina). E se repetir o feito, ajudará a equipe a chegar à finalíssima.

O goleiro Rafael demonstra confiança na possível classificação. "É um clássico de duas grandes equipes. Nosso time tem totais possibilidades de fazer um grande jogo e reverter a vantagem. Sabemos da dificuldade que vamos encontrar, mas sabemos também da nossa capacidade e que vai ser um jogo em que temos que dar o nosso melhor, para que as coisas aconteçam em nosso favor. Estamos confiantes", afirmou o goleiro.

Defesa e ataque terão que funcionar muito bem sob a batuta de Mano para o Cruzeiro conseguir a classificação e, quem sabe, manter uma escrita: em quatro competições eliminatórias ao longo da história, em 1966 (Taça Brasil), 1993 (Copa do Brasil), 1997 (Copa do Brasil) e 2009 (Copa Libertadores), a Raposa eliminou o Grêmio em todas. 

VEJA NÚMEROS DA CAMPANHA DO CRUZEIRO FORA DE CASA NESTA COPA DO BRASIL**

Campinense-PB 0x0 Cruzeiro (Amigão, João Pessoa) [6 finalizações / 3 corretas]
Londrina 0x2 Cruzeiro (Estádio do Café, Londrina) [11 finalizações / 6 corretas]
Vitória 1x2 Cruzeiro (Barradão, Salvador) [8 finalizações / 5 corretas]
Botafogo 2x5 Cruzeiro (Ilha do Governador, Rio) [10 finalizações / 6 corretas]
Corinthians 2x1 Cruzeiro (Arena Corinthians, SP) [10 finalizações / 6 corretas]

FINALIZAÇÕES (COPA DO BRASIL, 5 jogos fora (3V/1E/1D)
9 finalizações por jogo / 5.2 finalizações certas / 9 gols pró, 5 gols contra /

*Colaborou Leonardo Parrela

** Com números do Footstats 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por