
A nova diretoria já deu o recado: vai se politizar e não ficará em cima do muro, mesmo em assuntos polêmicos e que não tenham o futebol como detalhe principal. Desde o dia 10 de fevereiro o Cruzeiro lançou campanha contra o assédio sexual no Carnaval. E como garotos-propaganda usou os próprios jogadores do clube para fortalecer ainda mais o tema.
“Se você quer e ela quer, gol de placa. Se você quer e ela não, não dê bola fora”. Com essa frase o Cruzeiro abriu a campanha, aliando o futebol e o combate ao abuso contra mulheres na folia.
— Cruzeiro Esporte Clube (@Cruzeiro) 10 de fevereiro de 2018. @Rafaelsobis manda o recado pra você!
Neste carnaval, não dê bola fora! Assédio é crime!
Denuncie, ligue 180! pic.twitter.com/gBLF5foNeN
O texto foi divulgado tanto em peça gráfica quanto em vídeo, gravado pelo atacante Rafael Sóbis, e divulgado no primeiro dia da campanha (10 de fevereiro, sábado de Carnaval).
Além de Sóbis, o uruguaio Arrascaeta, o argentino Lucas Romero e o meio-campista Robinho gravaram vídeos de conscientização. Material publicado no Twitter, Instagram e Facebook oficiais do Cruzeiro.
“O sorriso dela é mais bonito que meu gol? Chega na moral, mas sem botar pressão. Assédio é crime”, disse Arrascaeta, autor de um golaço contra o América no Campeonato Mineiro.
— Cruzeiro Esporte Clube (@Cruzeiro) 11 de fevereiro de 2018O sorriso da garota que você viu no bloco é mais bonito que o gol dele?
Então antes de chegar nela, ouça o recado que o @GiorgianDeA tem pra você.
Assédio é crime! Denuncie. Ligue 180. pic.twitter.com/xlfyZYkBUT
“Puxar a mina pelo cabelo é mais feio que gol contra. Diga não ao assédio”, Robinho mandou o recado.
— Cruzeiro Esporte Clube (@Cruzeiro) 12 de fevereiro de 2018Se você quer conquistar a mina no bloco, puxando seu cabelo, ouça antes o recado que o Robinho tem pra você.
Assédio é crime! Denuncie. Ligue: 180 pic.twitter.com/48aMVAgoL7
Já o volante Lucas Romero enfatizou: “Não é não. Se você insistir é gol contra. Assédio é crime, denuncie”.
— Cruzeiro Esporte Clube (@Cruzeiro) 13 de fevereiro de 2018Antes de você ficar insistindo com a Mina no bloco, mesmo levando não, veja o recado que o Lucas Romero tem pra você. Assédio é crime. Denuncie. Ligue:180. pic.twitter.com/G0BEXsZXKi
Vários torcedores elogiaram o engajamento do Cruzeiro na campanha contra o assédio sexual. “Parabéns pela iniciativa”; “Eu estou amando esses vídeos”; “orgulho demais”.
Entretanto, houve também quem contrariasse o conteúdo. “Tá chato, nada pode. Só pode o que não presta (sic)”, opinou um torcedor, que ainda disse mais: “Não basta a cultura da identidade de gênero, agora nem abordar uma garota é possível”.
Outro pegou ainda mais pesado: “Campanha forçada demais.... maioria das mina são umas vagaba que vão pros blocos pra pegar geral tb (sic)”, publicou.
Campanha
Dentre os clubes de Minas Gerais apenas Cruzeiro e América se engajaram na campanha contra o assédio no Carnaval. O Coelho, mesmo que de forma tímida e em apenas um tuíte, resumiu o que os torcedores deveriam fazer na folia.
“O #Coelhão já está na folia. Então, bora curtir o Carnaval com RESPONSABILIDADE. Camisa do Coelho no bloquinho. Danone liberado, mas se beber, não dirija! Hidrate-se (beba muita ÁGUA); E lembre-se: NÃO é NÃO!”, publicou o América em seu Twitter oficial.
— América MG (@americamg) 9 de fevereiro de 2018O #Coelhão já está na folia. Então, bora curtir o Carnaval com RESPONSABILIDADE.
- Camisa do Coelho no bloquinho.
- Danone liberado, mas se beber, não dirija!
- Hidrate-se (beba muita ÁGUA ).
- E lembre-se: NÃO é NÃO! pic.twitter.com/hcr5uh736F
Engajamento
Desde o ano passado o Cruzeiro mostra engajamento no combate à violência contra a mulher. No dia Internacional da Mulher, em 2017, a Raposa lançou campanha que foi premiada com o Leão de Bronze, na categoria “Meio de Comunicações”, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, na França.
Na partida contra o Murici-AL, na trajetória que levou o time celeste ao pentacampeonato da Copa do Brasil, os jogadores do Cruzeiro usaram uniforme em que os números de suas camisas destacavam estatísticas sobre a realidade das mulheres no Brasil. “A cada 2h uma é morta”; “A cada 10 jovens, 8 sofreram assédio”; A cada 11 minutos, um estupro”, diziam algumas das frases estampadas nas camisas dos atletas.
No fim de 2017, na cerimônia de posse da nova presidência do clube, o novo departamento de marketing promoveu um espetáculo de dança com bailarinos do grupo O Corpo. A apresentação gerou vários comentários, muitos deles homofóbicos, outros de exaltação pela ação, e mostrou o tom que os dirigentes adotarão neste mandato que vai de 2018 a 2020.