Cruzeiro vence o Sport, praticamente evita o rebaixamento e está perto de salvar o ano

Guilherme Guimarães
Hoje em Dia - Belo Horizonte
16/11/2016 às 23:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:41

O Cruzeiro conquistou uma importante vitória fora de casa na noite desta quarta-feira e expurgou o risco de rebaixamento que assolou o clube durante quase todo o Campeonato Brasileiro. Na 35ª rodada, a Raposa bateu o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, no Recife, chegou aos 47 pontos e ganhou duas posições de forma provisória na tabela de classificação. O time celeste até esta quinta-feira, pelo menos, dormirá na 11ª colocação, e dependerá de derrotas ou empates de São Paulo e Ponte Preta, que enfrentam Grêmio e Internacional, respectivamente, para se manter no posto de número 11.

O próximo compromisso estrelado no Brasileirão está marcado para as 17h deste domingo, contra o Santos, no Mineirão, vpela rodada de número 36. O Sport visita o Atlético-PR na Arena da Baixada, no mesmo horário.

O Jogo

Em um primeiro tempo movimentado, Sport e Cruzeiro revezavam-se nas investidas ofensivas. Os mais perigosos do Leão na etapa número um foram o meia Diego Souza, com sua habilidade características, dribles e chutes fortes, e Rogério. Atacante arisco e veloz. Na Raposa, os meio-campistas Arrascaeta e Marcos Vinícius ditavam o ritmo ofensivo celeste.

Franco e aberto, o duelo nos 45 minutos iniciais não merecia passar em branco sem gols. E não passou, apesar da falta de pontaria de mineiros e pernambucanos. O cruzeirense Willian consagrou o goleiro Magrão aos 33 minutos. O camisa 9 recebeu passe no ataque e, livre, chutou em cima do goleiro pernambucano.

Aos 35 minutos duas chances do Sport. A primeira com Rogério, que bateu rasteiro e Rafael defendeu. A segunda com Everton Felipe, que chutou por cima.

Três minutos depois a melhor chance do Sport no jogo. O árbitro Thiago Duarte Peixoto marcou pênalti de Lucas Romero em Diego Souza. De forma inteligente, o goleiro Rafael não pulou antes da hora quando o camisa 87 iniciou seu show prévio à cobrança do pênalti. Dessa forma, o arqueiro celeste dificultou a vida do meia do Sport, que chutou no travessão.

"O Rafael Sobis pisou ali na marca do pênalti, só não vejo necessidade disso. Foi falta de sorte (errar o pênalti), a bola pegou na trave”, analisou Diego Souza ao fim do primeiro tempo, em entrevista à TV Globo.

Para comprovar que no futebol não se pode dar “mole para o azar”, um minuto após Diego Souza desperdiçar o penal, Henrique foi mortal e deu uma aula de finalização para Willian. O camisa 9, displicente em dois lances, deixou escapar a chance de balançar a rede de Magrão pelo menos por duas vezes. Graças ao volante a Raposa saiu na frente: 1 a 0, placar do primeiro tempo.

“Ainda faltam 45 minutos, e precisamos sair daqui com a vitória”, comentou Rafael à TV Globo.

No segundo tempo a Raposa soube administrar o resultado para conquistar mais três pontos e eliminar o risco de rebaixamento que assombrou o clube praticamente em toda a competição. A vitória foi importante, também, por ter sido na casa do adversário.  

Na etapa final o ritmo continuou acelerado, o Cruzeiro bem postado na defesa, apesar da insistência ofensiva do adversário, saiu de campo sem ser vazado e subiu provisoriamente duas posições na tabela. Agora a Raposa seca o São Paulo e a Ponte Preta que jogam nesta quinta-feira com Grêmio e Internacional, respectivamente. Se os paulistas perderem ou empatarem o time celeste ficará na 11ª posição. 

SPORT 0 X 1 CRUZEIRO

SPORT - Magrão; Samuel Xavier, Mateus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Neto Moura (Ronaldo), Diego Souza e Ewerton Felipe (Lenis); Rogério e Ruiz (Túlio de Melo). Técnico: Daniel Paulista

CRUZEIRO - Rafael; Lucas Romero, Manoel, Léo e Bryan; Henrique, Ariel Cabral e Marcos Vinícius (Alex); Arrascaeta (Ezequiel), Rafael Sóbis e Willian (Ramón Ábila). Técnico: Mano Menezes

ARBITRAGEM - Thiago Duarte Peixoto (SP), auxiliado por Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Bruno Rafael Pires (GO)
GOLS: Henrique, aos 42 minutos do primeiro tempo
CARTÕES AMARELOS: Neto Moura, Ruiz (SPO); Marcos Vinícius, Rafael Sóbis (CRU)
PÚBLICO: 25.477
RENDA: R$ 124.790 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por