Cruzeiro: votação desta sexta-feira vai impactar na negociação das ações da SAF

Thiago Prata
@ThiagoPrata7
16/12/2021 às 16:59.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:34

(Igor Sales/Cruzeiro)

Esta sexta-feira (17) será decisiva para o futuro do Cruzeiro. Das 18h30 às 20h30, são aguardados cerca de 3 mil pessoas, entre conselheiros e associados celestes, ao parque esportivo do Barro Preto para uma votação. Está em jogo a alteração do estatuto do clube, o que vai impactar diretamente na negociação de até 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Assunto este que vem dando o que falar nos bastidores da Raposa.

De acordo com o estatuto da agremiação, no máximo 49% dessas ações poderiam ser vendidas. Para aumentar esse percentual, se faz necessária uma mudança na redação. Diante desse cenário, Pedro Mesquita, head da XP, umas das empresas que estão auxiliando o Cruzeiro a angariar investidores, disse que deixará de ser parceiro do clube, caso não haja essa alteração.

“Nos últimos meses, tivemos interações com inúmeros investidores. Posso afirmar que todo investidor sério e de credibilidade só vai investir no futebol brasileiro se tiver o controle da SAF e, de preferência, com percentuais altos. Caso o Cruzeiro não aprove a venda do seu controle na próxima sexta, nós da XP deixaremos o comando do processo, pois será inviável realizar uma transação que seja interessante para o futuro do clube”, escreveu Mesquita em seu Twitter.

Votação

Há pesos diferentes nos votos, de acordo com o “status” dentro do clube: seis para conselheiros; cinco para natos; quatro a efetivos; dois a suplentes; e um a associados, segundo informou a assessoria de imprensa da agremiação.

Para alterar ou manter o estatuto atual, basta, no mínimo, de uma vitória simples, ou seja, a metade mais um. Mas o número dependeria do peso de cada votante. Exemplo: se um benemérito voltar a favor da alteração, e um nato ser contra, são seis a cinco para a mudança da redação.

O voto será secreto, por ser tratar de uma regra estatutária, e cada pessoa receberá uma cédula com o seguinte texto: "Assembleia Geral de 17/12/2021. Alteração do Estatuto do Cruzeiro Esporte Clube, conforme previsto no edital de convocação publicado em 02/12/2021. Você é a favor da alteração do Estatuto?”, além do espaço destinado para o “sim” e o para o “não”.

O clube também salientou que não será definido o percentual de venda das ações da SAF nesta sexta, apenas a aprovação dessa possibilidade.

Torcidas organizadas já avisaram que vão até o local para acompanhar, do lado de fora, à votação. Haverá transmissão da Assembleia Geral no canal da Raposa no YouTube, então qualquer cruzeirense poderá acompanhar essas horas que vão impactar no futuro do clube.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por