O Hoje em Dia bateu um papo com Eduardo, um dos principais nomes do futebol brasileiro e agora reforço de peso do Cruzeiro para a temporada. O meia, que marcou o nome na história recente do Botafogo ao conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, chega como uma das apostas da diretoria celeste para compor um elenco estrelado, ao lado de jogadores como Gabigol e Dudu.
Com uma carreira marcada por grandes passagens dentro e fora do Brasil, Eduardo começou no Ituano, passando por clubes como Fluminense e Desportivo Brasil, antes de embarcar para o exterior. Em Portugal, vestiu as camisas do Estoril e do Porto, e na França defendeu o Nice.
Depois, viveu um ciclo de sucesso no Oriente Médio, atuando por equipes como Al Hilal e Al Ahli, consolidando-se como um jogador de renome internacional.
Pelo Botafogo, Eduardo chegou no meio de 2022 e foi peça fundamental, acumulando 97 jogos, 23 gols e 12 assistências durante a trajetória no clube fluminense. Apesar das dificuldades enfrentadas em 2024, como lesões e a concorrência de novas contratações, encerrou o ano com números expressivos: 34 partidas, 8 gols e 4 assistências.
O Cruzeiro não poupou esforços para garantir a chegada do jogador, reconhecendo o impacto que ele pode trazer ao time. Veja o que ele tem a dizer sobre a chegada ao time estrelado, os desafios e as expectativas para este novo capítulo.
Quais são suas principais expectativas para esta temporada? Há algum objetivo pessoal ou coletivo que você gostaria de destacar?
A expectativa é sempre a melhor possível. A gente veste a camisa do Cruzeiro para vencer, que é uma coisa diferente. Então, a expectativa é que façamos um ano bom para o clube, um ano diferente dos últimos, tem que ser uma temporada com títulos.
O Cruzeiro chega com força para disputar títulos em 2025. Na sua visão, o elenco está preparado para enfrentar a concorrência em competições como o Brasileirão e a Copa do Brasil?
O Cruzeiro está preparado. Foram boas contratações. Mesclaram jogadores mais jovens com jogadores mais experientes. Acho que isso é muito bom para o elenco e para o futebol. Nós, os mais experientes, ajudamos os mais novos e vamos trocando experiências. Acho que é um ano para a gente brigar por títulos.
Como você avalia os reforços que chegaram ao Cruzeiro até agora? Acha que as contratações atenderam às necessidades do time para a temporada?
São excelentes jogadores, jogadores campeões nos clubes por onde passaram e acho que foram ótimas contratações, reforçando muito bem o que é a equipe do Cruzeiro hoje. Então, tenho certeza que com esse elenco, com esse grupo que temos hoje, a gente está pronto para brigar com os outros clubes do Brasil.
Com o treinador Fernando Diniz, que tem um estilo de jogo bem definido, como está sendo a adaptação do elenco à filosofia dele? O que mais tem te chamado a atenção no trabalho dele?
Tem pouco tempo de trabalho ainda, mas já conseguimos implementar um pouco daquilo que ele pede nos jogos. Vimos isso nos jogos que tivemos, nos amistosos nos Estados Unidos e aqui também no início do Mineiro.
Então, é um excelente treinador que tem a filosofia dele e que acredita muito naquilo que passa para a gente. E também acreditamos naquilo que trabalha todos os dias. Acho que é uma troca muito boa e tenho certeza que vai dar certo.
Como foi a experiência de realizar a pré-temporada nos Estados Unidos? A estrutura e os jogos contribuíram para o entrosamento e preparação do time?
Foi muito bom esse período lá nos Estados Unidos, até porque foi um momento que focamos 100% mesmo no trabalho. Então, acordava e tomava café da manhã, treinava muito, se recuperava, e dormia.
Acho que foi muito importante esse período que a gente passou nos Estados Unidos, que a gente conseguiu ganhar um pouco mais de físico, um pouco mais de trabalho com bola também.
Esses dois jogos (na pré-temporada) serviram para o início do ano. Foram jogos difíceis, São Paulo e Atlético já logo no começo, então serviu muito e foi muito bom para esse início de preparação.
Para finalizar, que mensagem você gostaria de deixar para a torcida celeste, que segue acompanhando e apoiando o time em busca de novas conquistas?
Quero passar para o torcedor para que ele possa nos apoiar 100% em todos os momentos desse ano, nessa temporada, porque os jogadores estão empenhados em dar o máximo e se Deus quiser vamos fazer a torcida cruzeirense bem feliz esse ano.
Leia mais