A justiça autorizou nesta quarta-feira (18) a apreensão de um apartamento de luxo de Itair Machado, ex-dirigente do Cruzeiro. A decisão do juiz Mauricio Leitão Linhares, da 35ª Vara Cível de Belo Horizonte, atende a um pedido do clube celeste no âmbito de uma ação de ressarcimento movida contra Itair, Wagner Antônio Pires de Sá, ex-presidente, e Marina de Sousa Visacro Machado.
O clube acusa os ex-dirigentes de terem desviado mais de R$6 milhões de reais dos cofres do clube durante a gestão de Wagner Pires de Sá. Segundo a ação, o dinheiro teria sido transferido para uma empresa em nome de Itair Machado e Marina de Sousa, esposa do ex-dirigente.
A decisão do juiz Linhares levou em conta uma investigação da Polícia Civil que apontou que os valores para a compra do imóvel teriam sido repassados por meio de um negócio envolvendo o empresário Cristiano Richard dos Santos, que simulou um empréstimo ao Cruzeiro, com o aval de Itair.
Com esta decisão, o apartamento fica indisponível para venda ou transferência, garantindo eventual ressarcimento ao Cruzeiro caso a ação seja julgada procedente. O imóvel, localizado no bairro Serra Curral Del Rey, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, está em nome de uma construtora. No entanto, o departamento jurídico do Cruzeiro apresentou à Justiça indícios que Itair e Marina são os donos, como recebimento de correspondências.
“Sendo assim, como já reconhecido nos autos, entendo que o imóvel, apartamento, compõem o patrimônio do requerido Itair Machado e, portanto, tem o condão de responder pela pretensão de pagamento objeto desta ação” , relata trecho da decisão.
Itair Machado ocupou o cargo de vice-presidente do Cruzeiro entre 2018 e 2019, concedido por Wagner Pires de Sá, presidente do clube no mesmo período. Em 2020, ambos foram denunciados pelo Ministério Público após investigação da Polícia Civil. Entre os crimes relatados no processo estão lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa.
O Hoje em Dia buscou contato com Itair Machado e atualizará a notícia, caso o ex-dirigente queira se pronunciar.
Leia mais