Na única vez que Cruzeiro e Palmeiras se enfrentaram em uma final de Brasileirão sub 20, o time celeste se deu bem e faturou o troféu, o segundo da competição. Dentre os jogadores campeões, a Raposa contava com Lucas Silva, atual jogador do profissional.
O confronto aconteceu em 2010, em jogo único, quando o torneio ainda era organizado pela Federação Gaúcha de Futebol, com aval da CBF. Após um zero a zero no tempo normal, o título foi sacramentado na cobrança dos pênaltis.
As batidas alternadas foram abertas pela Raposa, com Lucas Silva. O meio-campista bateu rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Pegorari, que caiu para o lado oposto. Aí foi a vez do volante Didi, o Palmeiras partir para a cobrança. Com a mão esquerda, Douglas Pires fez a defesa para a Raposa.
Na sequência, Gabriel Araújo e Warley converteram para o Cruzeiro, e Douglas para o Palmeiras.Já Felipe parou nas mãos de Douglas Pires, que voou no canto esquerdo para impedir o tento alviverde.
A vitória celeste poderia ter vindo na batida de Alisson, porém, o atacante foi parado pelo goleiro Pegorari. Com isso, Júlio César foi para a cobrança para uma sobrevida para o time paulista.
Com categoria, o jovem converteu e deixou o placar em 3 a 2 para o Cruzeiro. A esperança paulista era um novo erro da Raposa para buscar a igualdade na sequência. Porém, Thiaguinho não desperdiçou e sacramentou o bicampeonato celeste.
O time celeste contou com: Douglas, Mayke, Lucas Silva, Deivisson e Gabriel Araújo; Anderson Uchoa, Fabrício (Alisson), Éber (Warley) e Élber (Cleberson); Sebá e Thiaguinho. Técnico: Alexandre Grasselli.
Confira as cobranças das penalidades, em imagens do SporTV, disponibilizadas no canal do youtube, almiroms:
Diferente do primeiro embate, nesta temporada o duelo será em ida e volta, com o primeiro jogo nesta sexta-feira (20), às 21h30, no Independência. A grande baixa da Raposa será o destaque Kaique Kenji, com uma lesão na coxa.
Um provável Cruzeiro deve ter: Otávio; Dorival, Janderson, Pedrão e Kauã Prates; Ítalo Isaac, Jhosefer, Xavier; Rhuan Gabriel (Arthur Viana), Gui Meira e Tevis.
Já o Palmeiras, do técnico Lucas Andrade, deve ter o mesmo time que venceu o Athletico-PR, por 3 a 1, na outra semifinal do torneio. Com isso, a provável equipe conta com: Deivid; Gilberto, Robson, Benedetti e Arthur; Coutinho, Patrick, Allan e Riquelme Fillipi; Luighi e Thalys. O duelo terá transmissão do canal fechado SporTV.
Leia mais