Boas atuações no Sub-20 abrem portas para Alex no elenco principal do Cruzeiro

Cristiano Martins e Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
11/01/2016 às 07:43.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:58

(Pedro Vilela)

Com a chegada do meia argentino Matías Pisano, o Cruzeiro aguarda apenas concluir a contratação de mais um volante para dar como fechado o elenco para a temporada 2016. Mesmo assim, as portas da Toca II seguirão abertas para as revelações do time Sub-20, devido à boa campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em especial, para o meia Alex, destaque e artilheiro da equipe na competição.
 
Autor de três gols em quatro jogos, o camisa 10 ajudou a Raposa a avançar para a terceira fase com 100% de aproveitamento. Na primeira rodada, deu duas assistências na vitória sobre o Comercial-SP (2 a 0). Depois, balançou a rede contra Vitória da Conquista-BA (3 a 1) e Marília-SP (2 a 1), e voltou a desencantar diante do Noroeste-SP (2 a 1), anteontem, no primeiro mata-mata.
 
O armador já estava no radar do atual vice-presidente de futebol e ex-superintendente das categorias de base, Bruno Vicintin, e do técnico Deivid, observador assíduo do Sub-20 desde que havia assumido o cargo de auxiliar, em junho.
 
“O Deivid, o Pedrinho e o Delamore (auxiliares) estão assistindo aos jogos, e vamos ver quais jogadores tem. O Alex tem feito bons campeonatos. Acho que nós temos alguns nomes que devem ser promovidos”, adiantou Vicintin.
 
Revelação da última Copa São Paulo, Alex levou o Botafogo-SP à semifinal daquela edição e, logo depois, foi contratado pelo Cruzeiro, ainda aos 19 anos. Em 2015, já com a camisa estrelada, ele foi fundamental na conquista do tricampeonato estadual da categoria, marcando inclusive um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Araxá, no jogo decisivo do hexagonal final.
 
“É um meia habilidoso, canhoto, que sabe o que fazer com a bola no pé. Ele ainda tem muito a amadurecer, é claro, mas é um grande talento. Atua como armador, chega bem à frente e chuta colocado com os dois pés”, define o atual superintendente da base celeste, Antônio Assunção.
 
Observação
 
Capitão do time Sub-20, o zagueiro Fabrício também pode ser aproveitado no elenco principal, seguindo o caminho do goleiro Lucas França e do zagueiro Bruno Viana, já promovidos por Deivid.
 
"O Fabrício é o líder do time e formava a dupla titular no ano passado com o Bruno, que já subiu. É um zagueiro alto, forte, bom no jogo aéreo. E, apesar da força e do tamanho, é super tranquilo no desarme e na saída de bola. Não é daqueles zagueiros grossos e espalhafatosos", resume Assunção.
 
Além deles, o treinador pretende observar outros jogadores da base, mesmo que não seja possível ou necessário promovê-los ao grupo profissional. A tendência é que pelo menos outras nove revelações sejam relacionadas ocasionalmente para treinar com o time principal: o zagueiro Lucão, o lateral-direito Kevin, o volante Murilo, o lateral-esquerdo Victor Luiz, os volantes Thiago Souza e Tom, e os atacantes Cesinha, Dudu e Rick.
 
“Tenho acompanhado a base desde que cheguei. Meu perfil como treinador é esse. Tem que ter 40% da base no elenco. Temos que formar jogadores, e não ir ao mercado comprar. Esse é meu sonho, meu objetivo. Jogador que tem qualidade vai subir e vai ter oportunidade”, afirmou o técnico.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por