CRIAS DA TOCA

Bom momento da base no profissional faz parte de processo bem feito, destaca Seabra

Versatilidade de Japa e evolução de Robert foram ressaltados pelo treinador

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/11/2023 às 14:30.
Fernando Seabra destaca processos na formação dos jovens atletas do Cruzeiro (Staff Images Cruzeiro)

Fernando Seabra destaca processos na formação dos jovens atletas do Cruzeiro (Staff Images Cruzeiro)

O ano de reestruturação, também na base do Cruzeiro, já começou a dar resultados até mesmo no profissional. Campeão da Copa do Brasil sub-20 pela primeira vez, os técnicos que passaram pela Toca II começaram a dar oportunidades aos jovens promissores no Brasileirão, 

Técnico do sub-20 e atual membro da comissão técnica do profissional, Fernando Seabra destacou o trabalho que vem sendo realizado com os jovens que os permitiram chegar ao “time de cima”, com qualidade, como é o caso do meio-campista Japa, de apenas 19 anos.

Na vitória sobre o Goiás, por exemplo, Japa entrou no decorrer do jogo e mais uma vez saiu elogiado de campo. Versátil, o jovem já atuou não só no meio, como na lateral. Seabra lembrou que na reta final do Mineiro, Japa atuou na lateral e depois foi deslocado para o meio-campo durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, mesmo tendo treinado pouco mais de três dias antes da estreia do time na Copinha.

“Ele tem vivenciado diferentes posições no campo e isso acaba agregando para ele leitura de jogo e versatilidade. E é bacana quando consegue contribuir no profissional porque mostra que a gente tem feito uma formação para o desenvolvimento do jogador e não para ganhar jogos na base”, disse Seabra.

Além dele, o treinador destacou o crescimento do atacante Robert, autor do gol da vitória sobre o Esmeraldino. Um dos momentos que marcou o atacante neste período de transição foi contra o Corinthians, pela 20ª rodada da série A. Atuando diante da torcida no Mineirão, ainda sob o comando de Pepa, o atacante teve a chance de garantir a vitória da Raposa nos acréscimos, mas mandou a bola no travessão 

“O fato de não ter conseguido decidir aquele jogo contra o Corinthians preparou ele para esse momento. A gente precisa ter essa visão de processo com um jogador em formação. Nesse sentido premia o clube e o jogador”, ressaltou o técnico.

A tendência é que não só os dois, mas os demais “Crias da Toca” que estão servindo ao técnico Paulo Autuori, continuem tendo espaços nessas três rodadas que restam para o fim da temporada. A próxima oportunidade poderá acontecer contra o Athletico-PR, quinta-feira (30), no Mineirão. 

Segundo dados do departamento de matemática da UFMG, o Cruzeiro estaria apenas a três pontos para se livrar do bate-volta à série B. Assim, gols como o de Robert podem ser o diferencial no desfecho da competição. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por