Com Marcelo Oliveira, Cruzeiro busca retomar futebol de qualidade

Vinícius Las Casas - Portal HD
Publicado em 28/01/2013 às 10:46.Atualizado em 21/11/2021 às 21:17.

Um ano e meio de maus resultados e sem brigar efetivamente por títulos incomoda o Cruzeiro. Depois de, em 2011, realizar a melhor campanha da primeira fase da Libertadores, mas cair nas oitavas de final, a Raposa busca retomar o caminho das vitórias. Com Marcelo Oliveira como treinador, o time celeste aposta em um time mais envolvente e de muita velocidade, como demonstram as adições de Dagoberto, Everton Ribeiro e Lucca. Diego Souza chega como a estrela da companhia e promete dar o toque de qualidade no meio de campo da equipe. Os reforços que chegaram diminuíram, em parte, a inquietação da torcida por causa da venda de Montillo ao Santos.

"Acredito que estamos montando um grande time e que pode fazer frente a qualquer outra equipe do campeonato. O Cruzeiro sempre entra nas competições que disputa visando o título. É uma equipe tradicional, que dá uma estrutura de trabalho fantástica aos jogadores e para nós, da comissão técnica, e por isso não se espera nada além de brigar sempre na parte de cima da tabela", definiu o treinador Marcelo Oliveira.

Por causa do alto número de contratações (12), o treinador crê em um pouco dificuldade no início do trabalho. Contudo, Oliveira garante que a qualidade técnica dos reforços é acima da média no futebol e pretende resgatar o estilo histórico da Raposa.

"Esse futebol que o Cruzeiro historicamente tem predileção é um estilo que gosto muito. Procuro sempre montar times com essas características, como velocidade, toque de bola e ofensividade, mas precisamos respeitar as características dos melhores jogadores que temos à disposição para, aí sim, montar o esquema tático adequado. Acredito que, pelos jogadores que temos à disposição, essa qualidade técnica da equipe possa prevalecer, mas não podemos deixar de lado o aspecto defensivo, da marcação e da recomposição, que cobro sempre dos jogadores".

A geração da categoria de base do Cruzeiro, campeã do Campeonato Brasileiro Sub-20, também deve ganhar espaço com Marcelo Oliveira. O treinador ressalta que é preciso de paciência para não "queimar" os talentos da base e prejudicar a formação dos jovens.

"O Cruzeiro revelou uma geração muito boa de jogadores. Acredito muito no potencial desses garotos e, quando eu tiver convicção que eles estão preparados, terão suas oportunidades. Não podemos pular etapas para que o garoto não se prejudique. E o fato de termos outros jogadores experientes no grupo para as posições desses meninos, pode ser o suporte que eles precisam para se desenvolver da melhor forma. Se eles acreditarem no potencial que têm e continuarem trabalhando forte, as chances virão naturalmente. O que conta para mim não é idade, mas sim o rendimento dentro de campo e o jogador se encaixar no contexto do time", afirmou.

Panorama

Ano passado, a Raposa apostou em uma proposta mais defensiva, com o técnico Celso Roth povoando o meio de campo com volantes e mantendo em campo um time mais cauteloso. Nesta temporada, o que se propõe é justamente o contrário. Marcelo Oliveira adora colocar em campos times com qualidade no toque de bola, velocidade e muito ofensivos. Por isso, as contratações foram mais agudas no meio de campo e ataque. A defesa, contudo, continua sendo uma interrogação. Paulão teve boa passagem pelo Grêmio, antes de se transferir para a China, e é a maior aposta para uma repaginação da zaga. O objetivo na Toca, é claro, continua sendo ser campeão mineiro, mas, mais do que isso, os celestes querem apresentar um futebol vistoso e convencer os torcedores.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por