O Botafogo conquistou neste sábado (30) o título da Copa Libertadores ao vencer o Atlético por32 a 1 no estádio Más Monumental, em Buenos Aires, Argentina. A vitória assegurou a classificação direta do time carioca para a fase de grupos da competição em 2025, além de gerar um novo cenário para a disputa das vagas para a "pré-Libertadores" no Campeonato Brasileiro e o Cruzeiro pode ser o beneficiado.
Com o título, o Botafogo garante sua presença na Libertadores do próximo ano, o que abre uma vaga adicional na Série A para a fase preliminar. Isso significa que o sétimo e o oitavo colocados na tabela terão a chance de disputar a "pré-Libertadores", que classifica os times para a fase de grupos. Atualmente, Cruzeiro e Bahia ocupam essas posições, com 48 e 47 pontos, respectivamente, mas times como Corinthians, Atlético e Vasco ainda correm atrás dessas vagas.
O Corinthians, com 47 pontos, empata com o Bahia, mas perde no número de vitórias (13 contra 12). O Atlético, com 44 pontos e uma partida a mais, ainda tem chances, enquanto o Vasco, com 43 pontos, segue na luta. Curiosamente, esses times ainda flertam com o rebaixamento, mas podem sonhar com a Libertadores caso somem pontos nos próximos jogos.
O G6 do Brasileirão, que garante vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores, já está praticamente definido. Com a liderança do Botafogo, campeão da Libertadores, e com Flamengo garantido como campeão da Copa do Brasil, a briga pela classificação para a fase de grupos está restrita aos times que ocupam atualmente as primeiras seis posições: Palmeiras, Internacional, Fortaleza, Flamengo, São Paulo e o próprio Botafogo, que já está assegurado como campeão da competição sul-americana.
Faltando apenas três rodadas para o fim do campeonato, a disputa entre Cruzeiro, Bahia e os times abaixo da tabela promete ser acirrada. Com 9 pontos ainda em jogo, qualquer erro pode significar a perda da tão sonhada vaga na Libertadores de 2025.
Leia mais