A equipe de basquete do Cruzeiro intensificou as preparações para a Copa Sul-Americana. Campeã do Campeonato Brasileiro em 2023, a Raposa terá o primeiro desafio no torneio já neste domingo (25).
O time celeste enfrenta o Universidad de Concepción, do Chile, na estreia. Depois, encara o Colonias Gold, do Paraguai, e o Praia Clube, também de Minas Gerais. Após as três partidas, os dois melhores colocados se enfrentam na final, que será realizada na próxima quarta-feira (28).
A competição será disputada em Itatiaiuçu, cidade sede do time de basquete da Raposa.
Pelas redes sociais, o Cruzeiro divulgou um vídeo mostrando a preparação dos atletas para a Copa Sul-Americana. Assista:
Campeonato Brasileiro de 2024
Apesar de ter sido campeão do Brasileiro de 2023, e ter sonhado com uma vaga na NBB, o Cruzeiro irá disputar o Campeonato Brasileiro de Basquete novamente neste ano.
Para uma equipe disputar o NBB é necessário viabilizar financeiramente uma vaga junto à Liga Nacional de Basquete (LNB), formada pelos clubes que compõem o campeonato. A entidade é paralela à CBB, e a relação entre elas é marcada por atritos.
Com um sistema de franquias, semelhante ao da NBA, as equipes participantes precisam entrar em acordo para um novo clube entrar no seleto grupo.
Além de ficar fora do NBB, a Raposa também ficou de fora da Liga Sul-Americana de Basquete, organizada pela FIBA. Na teoria, o time celeste teria a vaga garantida devido ao título do CBB, porém, ao divulgar as equipes presentes na competição, a entidade não incluiu o Cruzeiro.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais