Com a demissão do técnico Nicolás Larcamón nesta segunda-feira (8), o Cruzeiro iniciou a busca pelo profissional que vai assumir o cargo. Nomes como de Mano Menezes - último a conquistar títulos de expressão pela Raposa (Copa do Brasil 2017 e 2018) - estão no mercado. Outro campeão pelo Cruzeiro que está desempregado é Felipão.
Scolari venceu a extinta Copa Sul-Minas em 2001 e ainda ajudou o clube em 2020 a fugir da série C. O último trabalho dele foi no rival Atlético, que o demitiu em março.
Com passagem recente pelas Toca I e II, Fernando Seabra, que assumiu interinamente a equipe na reta final do Brasileiro e garantiu a permanência do time na série A, é tido com bons olhos. O que pode pesar contra é o fato dele nunca ter tido um trabalho longo no profissional.
Na base, Seabra levou a Raposa ao inédito título da Copa do Brasil sub-20 e ao vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2023. Em dezembro do mesmo ano, o técnico de 46 anos deixou a Toca rumo ao RB Bragantino para assumir o sub-23 do Massa Bruta.
Confira outros nomes que podem surgir no Cruzeiro:
Bruno Lage
O português Bruno Lage está sem clube desde que deixou o Botafogo, em outubro de 2023. O comandante teve uma passagem conturbada pelo time carioca, que estava na liderança isolada do Campeonato Brasileiro e acabou perdendo o título na reta final.
Carlos Carvalhal
Alvo do Flamengo antes do acerto com Tite, Carlos Carvalhal acumula passagens por três clubes europeus - Celta de Vigo, Braga e Rio Ave -, e o Al-Wahda, dos Emirados Árabes. A última vez que esteve à beira do gramado foi em fevereiro deste ano quando comandava o Olympiacos, da Grécia.
Paulo Pezzolano
Campeão da Série B de 2022 com o Cruzeiro, o técnico Paulo Pezzolano é um dos desejados pela torcida celeste. O argentino tem contrato com o Real Valladolid, outro clube do Ronaldo, até junho deste ano. Na Espanha, Pezzolano busca repetir o feito do Cruzeiro e garantir o Valladolid na elite no próximo ano. No início da temporada, o comandante foi procurado pelo São Paulo, mas não saiu da equipe espanhola.
Thiago Carpini
Balançado no comando do São Paulo, Thiago Carpini pode voltar a ser cotado no Cruzeiro. No final de 2023, o treinador foi sondado pelo clube, que acabou acertando com Nicolás Larcamón.
Pelo Tricolor, o técnico não teve um bom início. A equipe foi eliminada precocemente para o Novorizontino, nas quartas de final do Paulistão, e estreou na Copa Libertadores com derrota para o Talleres, da Argentina. Além disso, o treinador soma apenas duas vitórias nos últimos nove jogos.
Luis Zubeldía
O argentino Luis Zubeldía sem clube desde dezembro, quando deixou a LDU, do Equador. No ano passado, o técnico foi campeão da Copa Sul-Americana pela equipe equatoriana. O comandante tem passagens por outros clubes importantes da América do Sul, como Lanús, Barcelona de Guayaquil, Racing e Cerro Porteño.
Léo Condé
Natural de Piauí, Léo Condé mudou para Juiz de Fora com cinco anos e iniciou a carreira como treinador nas categorias de base do Tupi. O comandante teve passagens pelos juniores de América, Atlético e Caldense. Em 2015, Condé levou a Veterana às finais do Mineiro, terminando com o vice-campeonato.
Já no ano passado, o treinador conquistou o acesso à Série A com o Vitória. No domingo (7), Condé levou o Leão ao título do Campeonato Baiano diante do rival Bahia, feito que não acontecia há mais de sete anos.
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais