Mesmo com apenas três vitórias em 17 jogos no returno do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ainda tem chances de se classificar para a Copa Libertadores de 2025. A missão é: vencer Palmeiras, em casa, e Juventude, fora de casa, nas duas últimas rodadas da competição. Com isso, a Raposa garantiria uma vaga na segunda fase preliminar do torneio sul-americano.
O time mineiro já conquistou a competição duas vezes, em 1976 e 1997, e foi vice em 1977 e 2009. A última participação do Cruzeiro na Libertadores foi em 2019, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo River Plate, da Argentina. Desde então, o clube enfrentou grandes dificuldades, caindo para a Série B em 2019 e lutando contra o rebaixamento à Terceira Divisão nos dois anos seguintes. O retorno à elite do futebol brasileiro ocorreu apenas em 2022, com o título da Segundona.
Em 2023, o Cruzeiro terminou o Campeonato Brasileiro em 14º lugar, com 47 pontos, conquistando uma vaga na Copa Sul-Americana. A Raposa teve boa campanha no torneio, liderando o Grupo B com 12 pontos e eliminando times como Boca Juniors, Libertad e Lanús nas fases mata-mata. Porém, perdeu na final para o Racing, o que impediu a classificação direta à fase de grupos da Libertadores 2025.
A chance do Cruzeiro continuar sua jornada rumo à Glória Eterna depende agora do Campeonato Brasileiro. O time mineiro tem a possibilidade de se classificar para a Libertadores se terminar o torneio no G8, posição que garante vaga na segunda fase preliminar. O principal concorrente do Cruzeiro é o Bahia, que, com 50 pontos, ocupa a 7ª posição, empatado com o Corinthians, que é o 8º.
O cenário favorece o Cruzeiro, pois Corinthians e Bahia se enfrentam na rodada 37, em jogo crucial para a definição das últimas vagas. O confronto ocorre nesta terça-feira (3), às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Se o Cruzeiro vencer Palmeiras e Juventude e alcançar 55 pontos, já terá a classificação garantida, independentemente do resultado do jogo entre Corinthians e Bahia.
Leia mais