O Cruzeiro entra em campo neste domingo (12), às 16h, pelo Campeonato Brasileiro após duas semanas. O adversário será o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. A partida válida pela 6ª rodada. As equipes voltam a se enfrentar após sete anos.
O último confronto ocorreu no Brasileirão de 2017, quando os mineiros venceram por 2 a 1 em Goiânia. Naquela partida, o meia Arrascaeta e o atacante Rafael Sóbis foram os autores dos gols da vitória.
Fundado em 1937, o Atlético-GO só teve seu primeiro jogo contra o Cruzeiro três décadas depois. Em fevereiro de 1969, a Raposa foi até Goiânia e venceu também por 2 a 1. A partida disputada no estádio Pedro Ludovico foi válida naquela ocasião pela Taça Brasil do ano anterior.
O retrospecto total conta com 13 partidas até o momento. O Cruzeiro tem ampla superioridade, tendo vencido 10 vezes. O Atlético-GO tem 2 vitórias, enquanto apenas 1 jogo terminou com empate.
Somente em duas ocasiões, as partidas entre os clubes não foram válidas pelo Campeonato Brasileiro (unificado). Na temporada 2013, houve um enfrentamento pela 3ª fase da Copa do Brasil. O Cabuloso goleou no jogo de ida, por 5 a 0, e ainda somou outra vitória, por 1 a 0, no duelo de volta.
Quem vai pro jogo
Dentre os relacionados, o Cruzeiro tem uma novidade. O meio-campista Jhosefer, cria da Toca, foi convocado pela 1ª vez nesta temporada. Com um bom desempenho na categoria Sub-20, Jhosefer treinou durante esta semana com a equipe principal e viajou com o grupo para Goiânia. O jovem de 20 anos já acumula outras experiências na categoria profissional e disputou três jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série B em 2022.
O goleiro Gabriel Grando, contratação recente do clube, também está relacionado para a partida contra o Atlético-GO. O atleta não está inscrito para a fase de grupos da Copa Sul-Americana e se junta à delegação novamente.
Para o compromisso da 6ª rodada do Brasileirão, o Cruzeiro não sofreu novas baixas de ordem médica. O meio-campista Mateus Vital segue se recuperando no departamento de saúde após intervenção cirúrgica no ombro direito.
Já o meio-campista Japa, que sofreu um leve edema muscular na coxa esquerda, cumpre etapa de trabalhos híbridos entre a fisioterapia e preparação física. Assim como ele, o atacante Juan Dinenno, recuperando-se de um edema muscular na região adutora da coxa esquerda, também realiza trabalhos híbridos.
O atacante Rafael Bilu, em recuperação de uma grave ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda, sofrida no ano passado, segue cumprindo a etapa de preparação física.
Atlético-GO x Cruzeiro
DATA: 12/05/2024
HORÁRIO: 16h
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 6ª rodada
LOCAL: Antônio Accioly, em Goiânia
TRANSMISSÃO: Globo e Premiere
Leia mais: