Cruzeiro encara Huracán no El Palácio para melhorar desempenho na Argentina

Alexandre Simões - Hoje em Dia
Publicado em 14/04/2015 às 07:10.Atualizado em 16/11/2021 às 23:38.
 (Washington Alves)
(Washington Alves)
Uma vitória sobre o Huracán, nesta terça-feira (14), às 19h, no Estádio El Palacio, em Buenos Aires, dá ao Cruzeiro, antecipadamente, a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. O resultado pode garantir até o primeiro lugar do Grupo 3, desde que no mesmo horário o Universitário Sucre, da Bolívia, não derrote o Mineros, da Venezuela.
 
Os três pontos esta noite serviriam ainda para melhorar o retrospecto da Raposa na Argentina, país onde mais jogou como visitante em jogos válidos pela competição continental, mas não costuma ter sucesso quando atua pela Libertadores.
 
O Huracán será o oitavo adversário argentino do Cruzeiro na Libertadores. E o time do técnico Marcelo Oliveira busca esta noite a terceira vitória cruzeirense no país vizinho. Em 13 jogos, a Raposa acumula ainda dois empates e nove derrotas, a última delas nas quartas de final do ano passado, por 1 a 0, para o San Lorenzo, maior rival do Huracán e que conquistou o título continental em 2014.
 
Numa comparação com o desempenho cruzeirense, como visitante, nos países sul-americanos, inclusive o Brasil, o menor percentual de vitórias do clube é justamente na Argentina (15,3%).
 
Buenos Aires
 
Especificamente em Buenos Aires, local da partida desta terça-feira (14), o Cruzeiro disputou oito jogos de Libertadores e não vence lá há mais de 20 anos. A última vitória foi em 16 de março de 1994, por 2 a 1, sobre o Boca Juniors, em La Bombonera.
 
Depois daquele triunfo, numa partida em que o time contou em campo com o ainda garoto Ronaldo, o Cruzeiro já jogou cinco vezes na capital argentina. Sofreu quatro derrotas e empatou uma vez.
 
O jogador que mais atuou pelo Cruzeiro na Argentina, em partidas válidas pela Libertadores, é o goleiro Fábio, que esta noite disputa seu nono jogo no país vizinho pela competição.
 
Além dos 2 a 1 sobre o Boca Juniors, a outra vitória cruzeirense na Argentina foi a goleada por 3 a 0 sobre o Estudiantes, em La Plata, em 13 de abril de 2011, pela fase de grupos. Dos 14 jogadores usados pelo técnico Cuca naquela noite, só Fábio e o volante Henrique estarão em campo nesta terça-feira (14).

arte
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por