O técnico do Cruzeiro, Fernando Diniz, foi eleito o 2º melhor treinador brasileiro do mundo, ficando atrás apenas de Thiago Motta, técnico da Juventus-ITA. Ambos foram citados pela revista inglesa Four Four Two. Eles entraram na lista dos 30 melhores técnicos do futebol mundial. A liderança é de Pep Guardiola, do Manchester City .
Enquanto Motta ocupa a 16ª posição geral, Diniz apareceu no 25º lugar. A revista destacou o estilo de jogo de Diniz como fator primordial para as conquistas recentes, como a Libertadores e a Recopa com o Fluminense.
“O estilo único de futebol de Diniz, chamado de ‘relacionismo’, não depende de uma formação convencional, mas da ideia de os jogadores formarem laços entre si e construírem o jogo de acordo com suas posições em campo, em vez de focar na exploração de espaços”,explicou a Four Four Two.
Para a revista, mesmo o sucesso tendo sido apenas no time carioca, o treinador não “copia o estilo europeu” e tem a própria ideia de jogo. “O estilo do brasileiro é tipicamente sul-americano, e com tantos treinadores copiando o 3-2-5 de Guardiola no ataque, Diniz ainda está fazendo algo irreconhecível”, destacou.
Do futebol brasileiro, além de Diniz, o palmeirense Abel Ferreira foi o outro citado. Abel ocupa a 22ª colocação. Para a revista, o comandante “prioriza transições rápidas e diretas da defesa para o ataque”. Com isso, o treinador “terá um futuro excitante, seja na América do Sul ou de volta à Europa”.
Melhores técnicos do mundo, segundo a Four Four Two:
1 – Pep Guardiola
2 – Carlo Ancelotti
3 – Xabi Alonso
4 – Mikel Arteta
5 – Simone Inzaghi
6 – Unai Emery
7 – Lionel Scaloni
8 – Diego Simeone
9 – Arne Slot
10 – Thomas Tuchel
11 – Ruben Amorim
12 – Antonio Conte
13 – Julian Nagelsmann
14 – Eddie Howe
15 – Luis de la Fuente
16 – Thiago Motta
17 – Michel
18 – Hansi Flick
19 – Luis Enrique
20 – Gian Piero Gasperini
21 – Didier Deschamps
22 – Abel Ferreira
23 – Eric Roy
24 – Mauricio Pochettino
25 – Fernando Diniz
Leia mais