semifinal do mineiro

Cruzeiro joga para quebrar jejum de quase seis anos sem vencer o América no Mineiro

Última vitória da Raposa aconteceu justamente em uma semifinal do estadual

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/02/2025 às 08:00.

O Cruzeiro entra em campo neste domingo (16), contra o América, pela semifinal do Mineiro para tentar quebrar um tabu no estadual que está prestes a completar seis anos. A última vitória sobre o Coelho aconteceu também na disputa da semifinal do torneio, em 2019. Ano que o time celeste sagrou-se campeão pela última vez.

Na ocasião, o time celeste, então comandado por Mano Menezes, venceu os dois jogos, sendo o primeiro no Independência, por 3 a 2, com direito a “lei do ex” com Fred, que anotou os três gols da Raposa. Pelo Coelho, o time de Givanildo Oliveira marcou com Diego Jussani e Jonatas Belusso.

Na volta, a Raposa, apoiada pela torcida celeste, não tomou conhecimento do rival e aplicou um 3 a 0, com gols de Léo, Fred e Rafinha. Depois desse confronto, os times voltaram a se enfrentar nos anos seguintes, com o América não dando brechas para o Cruzeiro.

Em 2020, os times se encontraram na primeira fase do torneio e ficaram no empate em 1 a 1. Já em 2021 foram três jogos, com três triunfos alviverdes. No primeiro, pela fase classificatória, o Coelho venceu por 1 a 0. Na semifinal, a ida terminou em 2 a 1 e a volta 3 a 1 para o América. 

No ano seguinte, eles voltaram a se enfrentar apenas na primeira fase e a hegemonia americana seguiu com uma vitória por 2 a 0, no Mineirão. Em 2023, os times voltaram a se enfrentar na primeira e nas semifinais. Em todos os três jogos o América levou a melhor (1 a 0 na fase de grupos; 2 a 0 na ida da semi e 2 a 1 na volta).

No ano passado, o embate foi único. No confronto, válido pela quinta rodada, o América saiu do Mineirão com o placar de 2 a 0, gols de Renato Marques e Rodrigo Varanda. O último duelo aconteceu no início de fevereiro deste ano, pela sexta rodada da primeira fase. 

Jogando no Independência, o América abriu o placar com um gol relâmpago de Fabinho e acabou sofrendo o empate na reta final do confronto com Bolasie marcando de peixinho. 

A briga por uma vaga à final do Campeonato Mineiro acontece a partir das 16h deste domingo, no Gigante da Pampulha. O confronto marcará a estreia de Leonardo Jardim no comando do Cruzeiro, no Mineirão. No primeiro jogo à frente do clube, o português saiu derrotado da Arena do Jacaré, por 2 a 1, para o Democrata-GV, no desfecho da primeira fase. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por