Cruzeiro perde invencibilidade, fica em segundo e enfrenta o rival Atlético na semifinal

Hoje em Dia
05/04/2015 às 18:04.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:30
 (Luiz Costa / Hoje em Dia)

(Luiz Costa / Hoje em Dia)

Só dependia dele para assegurar a primeira colocação do Campeonato Mineiro e com isso concretizar as vantagens para às semfinais e possível final. Mas não foi o que aconteceu. O Cruzeiro perdeu de virada para o Tombense, por 2 a 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Mineiro, e terminou a primeira fase do Estadual na segunda posição. Com o resultado, o time de Tombos assegurou a última vaga na semifinal do torneio.

Com a derrota para o Tombense, o Cruzeiro perdeu a invencibilidade, terminou a primeira fase em segundo e ainda irá enfrentar o rival Atlético nas semifinais. O time alvinegro perdeu para o Boa por 2 a 0, terminando em terceiro. A outra semifinal é entre Caldense e Tombense.

As semifinais ocorreram nos dois próximos fins de semanas. Os finalistas entram em campo novamente para decidir o título em 26 de abril e 3 de maio.

Como todas as outras partidas da rodada ocorreram no mesmo horário, o Cruzeiro ainda estava de olho nos jogos entre Boa e Atlético e Villa Nova e Caldense, já que o rival alvinegro e o time de Poços de Caldas poderiam "roubar" a liderança da primeira fase do Estadual. Todos já estavam classificados antes mesmo de a bola rolar, mas estavam separados por apenas dois pontos e a liderança foi definida apenas nesta rodada, com a Caldense “roubando” a cena e terminando em primeiro, invicto, ao vencer o Villa por 1 a 0.

Os adversários do Cruzeiro desta tarde lutavam por uma vitória, já depediam apenas de si para chegar as semifinais. Isso porque o América também lutava por uma vaga e fez sua parte, ao vencer o Democrata por 2 a 1. Porém, o Coelho ficou em quinto pelos critérios de desempate, já que o Tombense tem uma vitória a mais.

Para a partida da tarde deste domingo, o treinador Marcelo Oliveira contou com os retornos dos meias Alisson e o uruguaio Arrascaeta, além do lateral-esquerdo chileno Mena. Eles estavam à serviço das seleções de seus respectivos países e não estiveram no empate com o Mamoré, por 1 a 1, e na vitória sobre o URT, por 2 a 0, nas duas últimas rodadas. O zagueiro Paulo André, o lateral-direito Mayke e o volante Henrique, que foram poupados no último jogo, também voltaram à equipe.

Por outro lado, o comandante celeste havia perdido Marquinhos, que se recupera de uma lesão muscular, o zagueiro Léo e o volante Willian Farias, poupados por desgastes musculares. Já o lateral-direito Ceará realizou uma cirurgia no joelho direito na última sexta-feira segue em recuperação afastado de campo.

Na próxima quarta-feira, 8 de abril, às 22h, a Raposa vira a chave e duela com o Mineros, da Venezuela, pela quarta rodada da primeira fase da Copa Libertadores, também no Gigante da Pampulha.

O JOGO

O Tombense iniciou pressionando os donos da casa e fez a primeira finalização logo aos dois minutos. Matheus chutou forte, mas Fábio espalmou para escanteio.

Mas foi o Cruzeiro que inaugurou o placar, apesar das poucas oportunidades criadas. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Alisson fez uma linha jogada na ponta direita e cruzou fechado para Leandro Damião marcar de cabeça e inaugurar o placar.

O Tombense insistiu e conseguiu empatar ainda no fim da etapa inicial. Aos 44 minutos, Rafael Pernão chegou pela esquerda e tocou para Jonathan mandar direto para o fundo do gol e empatar a partida.

Ao sair para o intervalo, o artilheiro do Campeonato Mineiro, com nove gols, Leandro Damião lamentou o gol sofrido, criticando a postura dos companheiros de equipe. “Demos a brecha e eles fizeram o gol. Faltou a leitura da marcação”, frisou.

O volante Henrique comentou as dificuldades enfrentadas nos primeiros 45 minutos. “Temos que marcar mais próximo para isso não acontecer no segundo tempo”, destacou.

Logo no retorno, o treinador Marcelo Oliveira fez duas alterações. Colocou Gabriel Xavier no lugar de Judivan e Marcos Vinícius na vaga de Arrascaeta.

A etapa final reservou grandes emoções. O Tombense virou a partida logo aos 15 minutos do segundo tempo, em uma jogada de “apagão” da defesa. Jean chegou na direita, cruzou rasteiro e Coutinho mandou para o gol para virar a partida.

Durante o segundo tempo, como a Caldense vencia e o Atlético perdia, os rivais mineiros Cruzeiro e Atlético já sabiam que se enfrentariam nas semifinais.

A Raposa ainda tentou empatar com Joel, que mandou a bola na trave. O Tombense poderia até ter aumentado o placar com em jogada de contra-ataque, mas perdeu a jogada. O time de Tombos se fechou para segurar o placar.

Ficha técnica:

Cruzeiro 1 x 2 Tombense

Gols: Leandro Damião (Cruzeiro) aos 31 minutos do primeiro tempo, Jonathan (Tombense) aos 44 minutos do primeiro tempo, Coutinho (Tombense), aos 15 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: (Tombense), Henrique (Cruzeiro)

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Charles (Joel), Henrique, Judivan (Gabriel Xaviver) e Arrascaeta (Marcos Vinícius); Alisson e Leandro Damião.Técnico: Marcelo Oliveira

Tombense: Darley; Gedeilson, Heitor, Alexandre e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Rafael Pernão (Dejair); Jonathan e Jean (Daniel Amorim). Técnico: Junior Lopes

LOCAL: Mineirão

ARBITRAGEM: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira, auxiliado por Pablo Almeida Costa e Magno Arantes Lira

Público: 8.421 pagantes

Renda: R$ 268. 310,00

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por