CLÁSSICO

Cruzeiro perde para o Democrata-GV e terá o América na semifinal do Mineiro

Confronto marcou a estreia de Leonardo Jardim no comando da Raposa

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/02/2025 às 22:10.
Cruzeiro perde para Democrata na estreia de Leonardo Jardim (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)
Cruzeiro perde para Democrata na estreia de Leonardo Jardim (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

O Cruzeiro perdeu para o Democrata-GV na noite desta quarta-feira (12), no jogo que marcou a estreia de Leonardo Jardim no comando do time. Com o resultado, o Cruzeiro terminou como terceiro melhor primeiro colocado e enfrentará o América, que empatou o duelo com o Aymorés e fechou a primeira fase como segundo melhor primeiro colocado. 

Com isso, o Coelho terá a vantagem de disputar o segundo jogo como mandante. Diferentemente dos últimos anos, se a soma dos placares terminarem empatadas, como por exemplo, 1 a 0 para o Cruzeiro na ida, e 1 a 0 para o América na volta, a decisão da vaga à final será conhecida nas penalidades. 

As datas e os horários dos jogos ainda serão divulgados pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A tendência é que o primeiro jogo aconteça no próximo domingo (16), já que na outra ponta da chave, Atlético e Tombense terão um compromisso pela Copa do Brasil no meio da próxima semana e deverão jogar no sábado (15).

O jogo

O Cruzeiro precisou de apenas três minutos de bola rolando para abrir o placar na Arena do Jacaré. Em cruzamento de Fagner, Bolasie, entre os zagueiros, testou para o fundo das redes. O atacante por muito pouco não ampliou o marcador pouco tempo depois. 

Aos 15, o Democrata-GV aproveitou uma saída errada da defesa celeste para chegar a igualdade. De fora da área, Luann aproveitou um mau posicionamento de Léo Aragão, para mandar a bola no canto direito do arqueiro celeste. 

Aos 25, a Pantera teve a chance de aumentar com Gutinho. A resposta celeste veio aos 33 com Marlon arriscando de fora da área e a bola saindo pela linha de fundo, rente à trave esquerda do goleiro Thulio. Aos 40 foi a vez de Lucas Silva bater de fora da área e a bola sair pela esquerda do gol. A redondinha ainda balançou a lateral da rede do adversário. 

Na volta do intervalo, os times seguiram pecando no arremate final. Com isso, Leonardo Jardim promoveu as entradas de William, no lugar de Fagner, Kaiki Bruno, na vaga de Marlon, e Dudu, no lugar de Tevis. E foi justamente com Dudu, de cabeça, que por muito pouco o Cruzeiro não marcou o segundo. 

Querendo a vitória, Jardim mandou a campo Matheus Pereira e Rodriguinho, que enfim pode estrear com a camisa celeste. Enquanto Pereira ficou com a vaga de Walace, o jovem meio-campista entrou no lugar de Marquinhos. 

Com os titulares em campo, o time celeste passou a empilhar e desperdiçar oportunidades. Com isso, a velha máxima de “quem não faz, leva” entrou em campo. Aos 34, Antônio Júnior desviou de cabeça uma cobrança de falta pela esquerda e promoveu o vira-vira em Sete Lagoas. 

A partida seguiu sem o Cruzeiro conseguir a reação e fechando com a primeira derrota de Leonardo Jardim no comando celeste. Mesmo com o revés, a Raposa está garantida na semifinal do Mineiro, tendo o América pela frente.

FICHA TÉCNICA
Democrata-GV 2x1 Cruzeiro

Democrata-GV

Thulio; Lucas Lima, Donato, Lula e Wender; Luanderson, Caetano (Luis Felipe), Murilo Rosa (Antônio Júnior) e Luann (Dominy); Wallace (Marcolino Neto) e Gutinho (Juan Carlos). Técnico: Wladimir Araújo

Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner (William), Jonathan Jesus, Villalba e Marlon (Kaiki); Walace (Matheus Pereira), Lucas Silva e Eduardo; Marquinhos (Rodriguinho), Tevis (Dudu) e Bolasie.Técnico: Leonardo Jardim

Motivo: 8ª rodada Campeonato Mineiro
Data: 12 de fevereiro de 2025 (quarta-feira)
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento, auxiliado por Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Emílio Junio Nascimento Santos
VAR: Leonardo Rotondo Pinto
Cartões amarelos: Wender (Democrata-GV); Fagner (Cruzeiro)
​Gols: Luann, aos 15’, 1º tempo. Antônio Júnior, aos 34’, 2º tempo (Democrata-GV); Bolasie, aos 3’, 1º tempo (Cruzeiro)

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por