Cabeça de chave na Sul-Americana, o Cruzeiro terá como primeiro rival no torneio uma equipe sorteada do pote 4, que possui apenas um adversário que já enfrentou o time celeste na história: o Nacional-PAR, time que o eliminou na edição de 2017.
Naquele ano, a Raposa encarou os paraguaios na primeira fase e venceu o jogo da ida por 2 a 1. Na volta, o Nacional devolveu o placar atuando no Defensores del Chaco, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, Alisson, Fabrício e Arrascaeta perderam para o time celeste. Resultado final: 3 a 2 para os donos da casa.
Se o time paraguaio não for sorteado no mesmo grupo que o Cruzeiro, o time mineiro irá enfrentar um adversário inédito na estreia. Além do Nacional, também se encontram no pote 4: Always Ready (BOL), Sportivo Trinidense (PAR), Real Tomayapo (BOL), Alianza (COL), Deportivo Garcilaso (PER) e Rayo Zuliano (VEN).
Quem também figura no mesmo pote é o RB Bragantino. No entanto, pelo regulamento da competição, a Raposa não pode enfrentar nenhum brasileiro na fase de grupos e por isso não jogará com o Massa Bruta, o Fortaleza, que está no pote 2, e o Cuiabá, do pote 3.
Do pote 2, o time celeste poderá enfrentar Argentinos Juniors (ARG), Independiente Medellín (COL), Delfín (EQU), Unión La Calera (CHI), Danubio (URU), Metropolitanos (VEN) e Coquimbo Unido (CHI).
Entre esses, o Cruzeiro torce para evitar times como Delfín e Independiente Medellín. Duelos contra essas equipes demandam viagens desgastantes, pois jogam em cidades que ficam a mais de 4.500 km de Belo Horizonte.
Já no pote 3, a Raposa enfrentará Universidad Católica (EQU), Universidad César Vallejo (PER), Sportivo Luqueño (PAR), Nacional Potosí (BOL), Belgrano (ARG), Racing (URU) ou Sportivo Ameliano (PAR).
Por ser cabeça de chave, o Cruzeiro se livrou de confrontos pesados contra Boca Juniors (ARG), Athletico-PR, Internacional, Racing (ARG), Corinthians, Defensa y Justicia (ARG) e Lanús (ARG). Todos figuram no pote 1, o mesmo do time mineiro.
O sorteio dos grupos acontece nesta segunda-feira (18), às 20h, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O torcedor poderá acompanhar pelo youtube oficial da entidade: CONMEBOL - YouTube, pelos canal fechado ESPN, ou no streaming pelo Star+ e Paramount+.
Veja quem pode cair no grupo do Cruzeiro
Possíveis adversários do pote 2
Argentinos Juniors (ARG)
Independiente Medellín (COL)
Delfín (EQU)
Unión La Calera (CHI)
Danubio (URU)
Metropolitanos (VEN)
Coquimbo Unido (CHI)
Possíveis adversários do pote 3
Universidad Católica (EQU)
Universidad César Vallejo (PER)
Sportivo Luqueño (PAR)
Nacional Potosí (BOL)
Belgrano (ARG)
Racing (URU)
Sportivo Ameliano (PAR)
Possíveis adversários do pote 4
Nacional (PAR)
Always Ready (BOL)
Sportivo Trinidense (PAR)
Real Tomayapo (BOL)
Alianza (COL)
Deportivo Garcilaso (PER)
Rayo Zuliano (VEN)
*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais