(Tiago Trindade / BHFOTO)
O Cruzeiro é o campeão mineiro sub-20 desta temporada. Em uma final de reviravoltas, o time celeste fez 2 a 0 sobre o América, que consolidou o 2 a 1 no placar agregado, e levantou o troféu do Estadual. Os dois gols da Raposa foram feitos no duelo de volta, nesta quinta-feira (10), com Weverton e Ruan Santos.
O América começou o confronto em vantagem, devido ao resultado do primeiro duelo, no último domingo (6), quando o time fez 1 a 0, no Independência. Um empate bastaria para o Coelho, que deixou a oportunidade do bicampeonato escapar.
O jogo
O primeiro tempo correu sem gols, mas com boas tentativas de ambas as equipes. Nestes minutos, o América foi quem teve maior controle de jogo, conseguindo jogar de forma mais aberta e trocando bons passes. No entanto, a equipe encontrou dificuldades dentro da área e não converteu as oportunidades.
O time celeste, por sua vez, começou o duelo em alta velocidade, tentando sair na frente. Estratégia que rendeu, logo nos primeiros segundos, uma chance de gol, defendido pelo goleiro Cássio. A equipe demonstrou qualidade nas laterais, tentando infiltrações, mas deixou o ritmo cair e não conseguiu marcar.
Aos 24 minutos, Denílson chegou a balançar as redes, mas o árbitro assinalou impedimento, anulando o gol.
O destaque negativo para o primeiro tempo foi a interrupção do confronto após choque de cabeça entre Lucas Gabriel e Rodriguinho. O atacante americano precisou deixar o campo de ambulância e foi substituído por Kanté, que demorou alguns minutos para encontrar o ritmo da equipe.
Na volta, o América foi o primeiro a atacar, mas Bazillo espalmou, impedindo que placar saísse do 0 a 0. Assim, o time deu a oportunidade para o Cruzeiro abrir o placar, aos 11 minutos do segundo tempo. Gui Meira cobrou escanteio e o zagueiro Weverton cabeceou para o gol.
O América seguiu melhor na segunda etapa, mas não foi eficaz. O goleiro Bazillo voltou a ganhar destaque algumas vezes, fazendo boas defesas, garantindo o placar favorável ao Cruzeiro.
Para dar mais drama à final mineira, aos 39 minutos, o árbitro marcou penalidade para o Cruzeiro. Na cobrança, Ruan Santos mandou no canto esquerdo, sem chances para Cássio.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 0 AMÉRICA
Cruzeiro
Rodrigo Bazillo; Jhosefer (Pedrão), Weverton, Ruan Santos e Kaiki; Xavier (Henrique), Ian e Ageu (Japa); Breno, Arielson e Denilson (Gui Meira).
Técnico: Fernando Seabra
América
Cássio; Rafa Barcelos (Jurandi), Jonathan, Júlio, Kevyn, Paulinho, Samuel (Diogo), Rodriguinho, Renato Marques, Lucas Gabriel (Kanté) (Theo) e Adyson.
Técnico: William Batista
Motivo: Jogo de volta da final do Campeonato Mineiro Sub-20
Data: 10 de novembro de 2022 (quinta-feira)
Local: Sesc Venda Nova (Belo Horizonte)
Arbitragem: Erik Giovanni Fernandes, auxiliado por Rodney Faria Lima Weyder Marques Borges.
Gols: Weverton, do Cruzeiro, aos 11 minutos do segundo tempo e Ruan Santos, aos 49 minutos do segundo tempo.
Leia mais