Cruzeiro supera retranca do Atlético-PR e vence mais uma no Mineirão

Wallace Graciano - Hoje em Dia
Publicado em 17/09/2014 às 21:24.Atualizado em 18/11/2021 às 04:14.
 (LUIZ COSTA)
(LUIZ COSTA)
Nem mesmo a retranca do Atlético-PR conseguiu parar o Cruzeiro no Mineirão. No duelo realizado na noite desta quarta-feira (17), o time estrelado fez valer sua força como mandante e bateu o Furacão por 2 a 0, em duelo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Alisson e Marcelo Moreno fizeram a festa da torcida celeste.
 
Com o resultado, a Raposa se recuperou do revés do último final de semana e chegou aos 49 pontos na tabela, disparando na liderança. O Atlético-PR, por sua vez, permanece com 28 pontos e pode perder a 11ª colocação até o final da rodada.
 
O próximo final de semana reserva um dos duelos mais esperados pelo torcedor da Raposa. No domingo (21), o Cruzeiro encara o arquirrival, Atlético, no grande clássico mineiro, que será realizado no Gigante da Pampulha. A partida terá pontapé inicial às 16 horas.
 
O Atlético-PR, por sua vez, recebe o Internacional, na Arena da Baixada, em confronto que será disputado no próximo sábado (20), a partir das 18h30.
 
JOGO DE UM TIME SÓ
 
A fantástica campanha do Cruzeiro atuando em seus domínios faz, a cada partida, com que os adversários cheguem no Mineirão com uma proposta cautelosa. Nesta temporada, raros foram os momentos em que um clube encarou a Raposa no Gigante da Pampulha de igual para igual. Virou costume a quem visita o estádio atuar com a defesa e o meio-campo atrás da linha da bola, com ataque isolado esperando um contra-golpe para desafogar.
 
Porém, na noite desta quarta-feira (17), o Atlético-PR exagerou na postura defensiva, “estacionando o carro” à frente da meta. Durante todo o primeiro tempo, o Furacão Paranaense se mostrou extremamente acuado, tentando bloquear os espaços do Cruzeiro. Só se esqueceu que os comandados de Marcelo Oliveira estão vacinados contra esse “catenaccio”, o que fez da partida um jogo de um time só.
 
Pacientemente, o time estrelado ficou trocando bola de um lado para o outro, a espera de uma brecha para finalizar. Não à-toa, arriscou rumo à meta de Weverton em sete oportunidades apenas nos primeiros 25 minutos, enquanto o adversário sequer havia chegado ao outro lado.
 
Por mais que a retranca se mostrasse um incômodo, aos poucos os espaços iam surgindo. E foi de onde menos se esperava que saiu o tento da Raposa. Aos 26, Alisson partiu em velocidade pela extrema-esquerda. Quando Sueliton tentou cercá-lo, o rápido atacante celeste cortou para dentro da área e chutou cruzado. A bola resvalou na cabeça de Gustavo e enganou Weverton, que nada pôde fazer. 1 a 0.
 
O curioso é que mesmo com a desvantagem no marcador, o Atlético-PR insistiu em manter a postura defensiva até o final da primeira etapa. Quando, enfim, chegou, teve um gol anulado. O Cruzeiro, por sua vez, seguiu em busca de mais um tento, que, por pouco, não saiu antes do apito que encerrou o período inicial. O placar magro não se justificava.
 
PÉ NO FREIO
 
Na volta do vestiário, o Atlético-PR não tinha muita opção: precisava mandar a postura acuada de outrora para não voltar ao Paraná com sua oitava derrota no Brasileirão. Porém, àquela altura já era tarde. Com as rédeas da partida nas mãos e mais espaço para atuar, o Cruzeiro ditou os rumos do jogo também na etapa complementar.
 
Isso só foi possível porque conseguiu “matar o jogo” ainda cedo. Aos 9 minutos, Marcelo Moreno recebeu na intermediária e foi caminhando. Como ninguém tentava lhe dar o bote, o atacante boliviano chegou na entrada da área e de lá mesmo chutou rasteiro, fazendo a bola morrer no canto contrário da meta defendida por Weverton. 11º gol do artilheiro do Brasileirão.
 

Marcelo Moreno vibra com o tento anotado (Foto: Luiz Costa/Jornal Hoje em Dia)

Marcelo Moreno vibra com o tento anotado (Foto: Luiz Costa/Jornal Hoje em Dia)

 
Após o tento que aumentou a contagem, os comandados de Marcelo Oliveira tiraram o “pé do acelerador” e passaram a administrar o confronto. A postura tinha razão: no domingo, a Raposa terá pela frente um difícil embate contra o Atlético, que poupará três atletas no confronto contra o Goiás, que será disputado nesta quinta-feira.
 
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 0 ATLÉTICO-PR
 
CRUZEIRO: Fábio, Mayke, Dedé, Léo, Egídio; Lucas Silva, Henrique, Éverton Ribeiro (Nilton), Júlio Baptista (Willian); Alisson (Marlone) e Marcelo Moreno. TÉCNICO: Marcelo Oliveira
 
ATLÉTICO-PR: Weverton; Gustavo, Cleberson, Willian Rocha; Sueliton (Sidcley), Deivid, João Paulo (Hernani), Marcos Guilherme, Natanael; Marcelo e Douglas Coutinho (Mosquito). TÉCNICO: Claudinei Oliveira
 
Gols: Alisson (aos 26' do 1º tempo); Marcelo Moreno (aos 9' do 2º tempo)
Data: 17 de setembro de 2014
Motivo: Jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (CBF/SP)
Árbitros assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA/SP) e Rogério Pablos Zanardo (ASP-FIFA/SP)
Árbitros assistentes adicionais: Leandro Bizzio Marinho (CBF/SP) e José Cláudio Rocha Filho (CBF/SP)
Cartões amarelos: Alisson (Cruzeiro)
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por