O Cruzeiro estreará no Campeonato Mineiro, contra o Tombense, com direito a um ‘gramado novo’ no Mineirão. Desde a última quarta-feira (18), o piso do Gigante da Pampulha passa por um tratamento de revitalização, previsto para ser concluído no dia 18 de janeiro, um sábado, véspera do duelo contra o Gavião-Carcará.
O tratamento do gramado do estádio começou com uma primeira etapa de limpeza e retirada de tchatch (matéria orgânica que se acumula ao redor da base das plantas), com cortes verticais, seguidos de cortes helicoidais agressivos. Em seguida, inicia-se a aeração do solo.
A última etapa é a nutrição, com adubação e uso de herbicida para o controle de pragas. Durante o período de revitalização também são realizadas manutenção dos aspersores de água, nas traves, redes e toda a área de competição.
A partir de janeiro, começam os cortes helicoidais em diferentes alturas. Esse tipo de corte é tecnologicamente avançado para gramados de futebol, cicatrizando mais rapidamente e proporcionando um acabamento melhor ao campo. Entre os dias de corte, são aplicados produtos específicos em áreas determinadas.
“Mudanças no calendário do futebol brasileiro farão com que a temporada comece mais cedo e termine mais tarde. Isso será um grande desafio para os gestores de gramado, mesmo tendo uma pausa por conta do Mundial de Clubes da Fifa no meio do ano”, ressaltou o gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes.
A bola vai rolar para Cruzeiro e Tombense, às 16h do domingo (19). O time celeste mandará a campo uma equipe montada por jogadores da base, já que os principais jogadores estarão nos EUA em pré-temporada.
Leia mais