Permanência na A

Cruzeiro terá só 'pedreiras' nos próximos seis jogos; veja detalhes dos duelos

Resultados positivos podem livrar o clube de vez da briga para fugir da degola

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
17/10/2023 às 11:54.
Atualizado em 17/10/2023 às 12:24
Zé Ricardo na matemática para deixar o clube na série A (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

Zé Ricardo na matemática para deixar o clube na série A (Gustavo Aleixo / Cruzeiro)

O Brasileirão voltará para o Cruzeiro na próxima quinta-feira (20) após a pausa para a data Fifa. Nas contas pela permanência na elite do futebol, o clube terá pela frente uma maratona pesada nos próximos seis jogos. Se somar os 18 pontos que estão em disputa, o clube se livrará do tão temido rebaixamento. O problema são os adversários.

Logo de cara, a Raposa irá encarar o Flamengo, que terá a estreia de Tite no comando do time carioca. A chegada do treinador motivou o elenco que busca vaga direta para a Libertadores da próxima temporada.

Em seguida, também com foco na Libertadores, o próximo adversário é o Atlético. Esse será o primeiro clássico na Arena MRV, a nova casa alvinegra, o que pode dificultar ainda mais para o Cruzeiro, já que a tendência é que o estádio esteja tomado pela torcida alvinegra.

Na sequência, acontecerá o primeiro duelo direto da parte debaixo da tabela. Dependendo dos resultados anteriores, o jogo contra o Bahia poderá ser crucial nas pretensões celestes. Atualmente, o Tricolor Baiano é o primeiro time fora da zona da degola e está a três pontos do time Celeste.

Após o Bahia, o Cruzeiro permanecerá com foco nos times nordestinos. O confronto será contra o Fortaleza. A motivação do adversário para essa partida passará pelo duelo anterior. O Leão do Pici disputará a final da Sul-Americana contra a LDU dias antes. 

Caso conquiste o primeiro título continental, o Fortaleza entrará em campo, diante a torcida, mais leve e podendo celebrar. Caso contrário, os atletas buscarão forças para mostrar para a arquibancada que irão lutar para buscar uma nova oportunidade de troféu no próximo ano, seja na Sula ou até mesmo na Libertadores.

Nos dois próximos jogos que fecham esse ciclo, os duelos serão contra o São Paulo e o Internacional. O Tricolor Paulista, caso tenha vencido os jogos anteriores, já teria cumprido o papel no Brasileirão.

Os paulistas entrariam em campo com 47 pontos, sem chances de cair e com a vaga na Liberta garantida por ter levado a Copa do Brasil deste ano. Assim, relaxados e sem obrigação, o jogo pode virar uma cilada para a Raposa.

Já contra o Internacional, o jogo seria o segundo confronto direto. Com base na tabela atual, o time sulista está apenas um ponto à frente dos mineiros, na 12ª posição. Caso permaneça assim até a 32ª rodada, quando se enfrentam, a partida poderá ter duas frentes: de luta ou de glória.

Se ambos tiverem emplacado uma sequência de vitórias e conquistado os 15 pontos que estavam em disputa, o jogo será de alívio, no Mineirão. Enquanto o Inter teria alcançado 47, o Cruzeiro, 46. 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o clube que as essas pontuações teriam 0.156% e 0.951%, respectivamente, de chances de disputar a série B de 2024. Se vierem de revés aí a tensão estará presente para Zé Ricardo e Eduardo Coudet que precisariam dos três pontos a qualquer custo.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por