Série B

Cruzeiro vê rendimento cair nas últimas dez rodadas, mas folga na ponta dá confiança para sequência

Ana Paula Moreira
@anapdmoreira
Publicado em 02/08/2022 às 07:03.

Técnico Paulo Pezzolano destacou que o segundo turno da Série B será mais difícil para o Cruzeiro, que se tornou o time a ser batido (Roberto Zacarias / Staff Images / Cruzeiro)

Com uma sequência de oito vitórias seguidas no primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro chegou a alcançar mais de 80% de aproveitamento na competição. O time celeste abriu grande vantagem na liderança e, atualmente, tem 46 pontos, sete a mais que o Vasco, segundo lugar. No entanto, a equipe tem visto o rendimento cair. Tanto que nas últimas dez rodadas, a Raposa foi ultrapassada em rendimento pelo Grêmio, atual quarto colocado. 

Após estrear com derrota para o Bahia, o Cruzeiro alcançou uma invencibilidade de dez jogos, com um empate e nove vitórias. A boa fase elevou o time ao primeiro lugar, com aproveitamento recorde. Porém, na 12ª rodada, a equipe celeste sofreu a segunda derrota da Série B, para o Vasco, e voltou a perder na 17ª rodada, para o Guarani. Nas últimas dez rodadas, desde a partida com o Cruzmaltino, a Raposa venceu cinco jogos, empatou três e perdeu dois. 

Com a campanha dos últimos dez jogos, o rendimento do Cruzeiro caiu cerca 15%. Se o time tinha aproveitamento na casa dos 80%, contando apenas os dez confrontos finais na Série B, o desempenho celeste caiu para 66%. Durante essa fase, a equipe do técnico Paulo Pezzolano ainda foi eliminada nas oitavas de final da Copa do Brasil, com duas derrotas para o Fluminense. 

A boa notícia é que a vantagem da liderança é tão grande, que o Cruzeiro segue com folga na ponta da tabela. Além da distância de sete pontos para o segundo lugar, a diferença para o quinto colocado, o primeiro time fora do G4, é de 14 pontos. O Tombense, quinto, aliás, é o próximo adversário do Cruzeiro. Para o confronto, Pezzolano terá, novamente, a semana inteira de treinos. 

O duelo com o Tombense será no sábado, às 19h, no Mineirão, pela 22ª rodada da Série B. Uma vitória celeste, pode aumentar ainda mais a distância do Cruzeiro para o quinto colocado. Londrina e Sport, que aparecem em sexto e sétimo, também podem ultrapassar o time de Tombos e diminuir para 13 pontos a diferença para o líder. Outra vantagem da Raposa para o confronto é que o time ainda não perdeu em casa e quer manter os 100% de aproveitamento no Mineirão. 

“Temos 100% em casa. Deus queira que continuemos com os 100%. Mas pode acontecer de não ganhar. E estaremos tranquilos. Vamos pensar jogo a jogo, sem pensar muito no longo prazo. Vamos devagar, com paciência, falta muito”, destacou Pezzolano após o empate com o Brusque na última rodada. 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por