Com direito a bela jogada de William e finalização de Matheus Pereira, o Cruzeiro venceu o Unión La Calera na noite desta quinta-feria (16), e garantiu uma das duas vagas do Grupo B na próxima fase da Sul-Americana.
A Raposa aguarda o resultado do duelo entre o Universidad de Quito contra o Alianza FC, para saber se chegará ao último confronto da chave com chances de terminar na liderança e avançar direto às oitavas de final.
Caso o time equatoriano conquiste a vitória, a Raposa entrará em campo contra o Universidad ciente que disputará o playoffs das oitavas, contra um dos times que terminar em terceiro na Libertadores, para assim poder chegar a próxima fase.
O duelo será no dia 30 de maio, quinta-feira, às 21h, no Mineirão. Como o Brasileirão foi paralisado, o técnico Fernando Seabra terá duas semanas para preparar a equipe.
O jogo
O Cruzeiro precisou de apenas sete minutos para abrir o placar no Independência. A jogada iniciou com William aplicando uma caneta no adversário e cruzando na medida para a grande área. Por lá estava Matheus Pereira que se jogou na bola e mandou para o fundo das redes com o pé esquerdo.
O time celeste seguiu pressionando em busca do segundo gol e por muito pouco não veio com Arthur Gomes após sair em disparada ao ataque e pecar no arremate final, mandando a bola para a linha de fundo. Aos 21 a rede até balançou, porém, João Marcelo estava em posição de impedimento, confirmado pelo VAR.
Enquanto o Cruzeiro criava chances, o La Calera só conseguia chegar com perigo após falhas do setor defensivo. Em uma delas, Zé Ivaldo saiu jogando errado e a bola sobrou para Pérez, que isolou por cima do travessão.
Aos 39 a trave salvou Ibáñez. Em cruzamento da direita de Arthur Gomes, Marlon testou firme, da pequena área, e a bola explodiu no travessão antes de sair pela linha de fundo. Essa foi a última grande oportunidade da equipe no primeiro tempo.
Logo na volta, Matheus Pereira lançou Rafa Silva na grande área, o atacante girou e bateu firme, mas nas mãos do goleiro chileno. Sem deixar o La Calera respirar, o time celeste empilhou chances para marcar o segundo, mas pecava no arremate final.
Aos 17, Vitinho e Rafael Elias, o Papagaio, foram a campo nas primeiras alterações da Raposa. O jovem entrou na vaga de Barreal e Papagaio no lugar de Rafa Silva. Aos 28 foi a vez de Gabriel Veron e Ramiro entrarem nos lugares de Artur Gomes e Lucas Romero. Logo no primeiro toque na bola, Veron perdeu um gol incrível. Matheus Pereira cruzou na medida para o jogador que, sozinho na grande área, concluiu para a linha de fundo, com a bola passando raspando a trave esquerda.
Enquanto isso, a defesa do Cruzeiro se segurava e Anderson, quando acionado, segurava o ímpeto do La Calera. Aos 41, Seabra promoveu o retorno de João Pedro na equipe principal após ser afastado por indisciplina. O atacante entrou no lugar de Lucas Silva, na última troca da Raposa no jogo.
O jovem teve chance de marcar o segundo celeste após se livrar da marcação na grande área, mas foi interceptado pelo marcado no arremate final, na última grande chance da partida.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1X0 UNIÓN LA CALERA
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva (João Pedro), Álvaro Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Gabriel Veron) e Rafa Silva (Rafael Elias). Técnico: Fernando Seabra
Unión La Calera
Matías Ibáñez; Raimundo Rebolledo (Gigliotti), Enzo Ferrario, Ezequiel Parnisari e Diego Ulloa; Esteban Matus e Axel Encinas (Huerta); César Pérez e Luciano Aued; Matías Cavalleri e Franco Soldano. Técnico: Manuel Fernández
Motivo: 5ª rodada fase de Grupos - Copa Sul-Americana
Data:16 de maio de 2024 (quinta-feira)
Local: Arena Independência - Belo Horizonte-MG
Árbitro: Ivo Mendez, auxiliado por Carlos Tapia e Roger Orellana
VAR: Jorge Baliño
Cartões amarelos: Matheus Pereira (Cruzeiro); Luciano Aued (Unión La Calera)
Gol: Matheus Pereira, aos 7’, 1º tempo (Cruzeiro)
Leia mais