
O técnico Leonardo Jardim terá uma semana livre para preparar o Cruzeiro para o jogo da volta contra o América, pela semifinal do Mineiro. Após o empate nesse domingo (17), o português disse que precisa adequar situações de jogo para conseguir chegar ao time ideal, com as peças que tem. Com isso, ele poderá testar alternativas para superar o Coelho, sábado (23), às 16h30,no Independência.
Jardim citou, por exemplo, os problemas que o time tem para definir lances ofensivos de bolas áreas, por características dos jogadores. “Não vamos fazer o Matheus Henrique ser um ganhador de duelos, porque ele é baixo. Não vamos fazer o Matheus Pereira ser agressivo, porque ele não é um jogador agressivo. Cada jogador tem as suas características e temos que procurar com essas características, ter uma atitude competitiva e rentabilizá-los para o jogo”, disse o treinador.
Com isso, uma das possibilidades, caso o comandante queira, seria testar o time com uma outra formação em campo. Recuperado de lesão, Kaio Jorge poderia ganhar espaço no time e atuar ao lado de Gabigol e Dudu no ataque.
Se optar pelos três, Jardim pode também mudar o setor defensivo para reforçar a marcação. Uma das alternativas seria tirar os laterais e entrar com três zagueiros: Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Villalba (ou Gamarra).
No meio-campo, o time teria quatro homens com Walace ou Christian, atuando ao lado de Matheus Henrique, Lucas Romero ou Eduardo, e Matheus Pereira.
Assim, o time celeste entraria em campo com: Cássio; Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Villalba (Gamarro); Wallace (Christian), Lucas Romero (Eduardo), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Gabigol, e Kaio Jorge.
Se ele optar por contar com os laterais, que são ocupadas atualmente por William e Kaiki, mas com os três atacantes, Villalba (Gamarro) e Wallace (Christian) ou Lucas Romero (Eduardo) deixariam o time.
Com isso, a Raposa jogaria com: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero (Eduardo), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Gabigol, e Kaio Jorge.
Além de ajustar o time em campo, Leonardo Jardim terá que alcançar um feito contra o América que não acontece desde novembro de 2023: bater o Coelho no Independência. A última derrota do time alviverde foi para o Coritiba, por 3 a 0, pela série A do Brasileirão. Se não conquistar no tempo normal, a alternativa será nas disputas das penalidades.
Diferente do que acontecia nos últimos anos, o América, que terminou à frente do Cruzeiro na primeira fase, não terá a vantagem de jogar por um empate. Uma nova igualdade por qualquer placar levará a decisão pela vaga para os pênaltis.
Leia mais