De Olho na Estreia

Larcamón tenta mudar retrospecto recente de técnicos estrangeiros do Cruzeiro na Copa do Brasil

Paulo Pezzolano e Pepa, últimos técnicos celestes, conseguiram chegar apenas até as oitavas de final do torneio

Bernardo Haddad*
@_bezao
Publicado em 21/02/2024 às 07:30.
 (Staff Images/ Cruzeiro)
(Staff Images/ Cruzeiro)

O Cruzeiro inicia a trajetória na Copa do Brasil nesta quarta-feira (21), às 19h15, contra o Sousa-PB, no Estádio Marizão, na Paraíba. Além de ser importante para a sequência celeste na temporada, o duelo também marca a estreia do técnico Nicolás Larcamón na competição em que a Raposa é a maior campeã, com seis títulos. 

Contra o time paraibano, o argentino terá a missão de quebrar o retrospecto recente dos técnicos estrangeiros do Cruzeiro na Copa do Brasil.

Em 2023, o Cruzeiro entrou no torneio direto na terceira fase, devido ao título da Série B conquistado em 2022. Na época, o recém contratado técnico português Pepa estreou com o time na Copa do Brasil contra o Náutico

O time celeste foi derrotado por 1 a 0, no Estádio dos Aflitos, em Pernambuco. No jogo de volta, na Arena Independência, o time celeste conseguiu reverter o placar e venceu por 2 a 0, com gols de William e Richard. 

Com a classificação, o time de Pepa enfrentou o Grêmio, nas oitavas de final. O jogo de ida, realizado em Porto Alegre, terminou empatado em 1 a 1. Na volta, no Mineirão, o Cruzeiro foi derrotado por 1 a 0 e se despediu da competição. 

Ao contrário de Pepa, o técnico  uruguaio Paulo Pezzolano estreou na primeira fase da Copa do Brasil e com vitória. Em fevereiro de 2022, a equipe goleou o Sergipe, fora de casa, por 5 a 0, com gols de Edu, João Paulo, Thiago e Vitor Roque (2x). Com a classificação, a Raposa foi para a segunda fase, onde derrotou o Tuntum-MA por 3 a 0. 

Já na terceira fase, a equipe enfrentou o Remo-PA. No jogo de ida, foi derrotado por 2 a 1, no estádio Baenão, no Pará. Já na volta, a equipe mineira venceu por 1 a 0 e levou a decisão para os penaltis. Nas cobranças, o Cruzeiro levou vantagem e se classificou para as oitavas, onde enfrentou o Fluminense.

No primeiro jogo das oitavas, foi derrotado por 2 a 1 no Maracanã. Na partida de volta, o Tricolor Carioca manteve a soberania e goleou a Raposa por 3 a 0 em pleno Mineirão. 

Neste ano, Larcamón quer chegar mais longe do que os técnicos anteriores na competição nacional. O primeiro desafio é o Sousa-PB, que precisa vencer para se classificar. A Raposa, por sua vez, pode empatar que está garantida na 2ª fase. 

De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, o time com menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF, tem a vantagem de jogar em casa, porém, precisa vencer o adversário para avançar de fase. Já o visitante, joga por um empate simples para seguir na competição. 

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por