Com Nicolás Larcamón no comando, o Cruzeiro busca o primeiro título do Campeonato Mineiro sob o comando de um treinador estrangeiro. Já o Atlético, com a chegada de Gabriel Milito, espera manter o retrospecto recente e faturar o tetra com um forasteiro (2020, com Sampaoli; 2022, com Mohamed; 2023, com Coudet).
O duelo entre os argentinos, neste sábado (30), às 16h30, na Arena MRV, será o primeiro da história do estadual em uma final da competição e marcará a estreia de Milito sob o comando do Galo. O treinador terá que reverter a vantagem da equipe de Larcamón, que pode faturar a taça com um empate, na soma dos placares de ida e volta.
Na volta, domingo (7), no Mineirão, além de definir o campeão, o vencedor entrará para a história. Será o centésimo embate entre os times no século XXI. Ao todo, foram 98 clássicos realizados desde 2001.
O Cruzeiro venceu 40 partidas, contra 31 do Atlético. As equipes saíram em igualdade por 27 vezes. Em termos de gols, o time celeste segue à frente com 142 tentos, contra 123 do alvinegro.
Longe de MG
Diferente de Minas, os dois já duelaram no Chile, uma em 2017 e outra em 2018. No primeiro jogo, o Huachipato, de Larcamón, venceu o duelo com o O’Higgins, de Milito, por 2 a 0. No ano seguinte, a equipe de Milito bateu o adversário por 2 a 1. Ambos os jogos foram pela primeira fase da Liga Chilena.
Leia mais