![Leonardo Jardim estreia pelo Cruzeiro contra o Democrata-GV (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)](https://www.hojeemdia.com.br/image/policy:1.1052806.1739394868:1739394868/image.jpg?f=2x1&w=1200)
O técnico português Leonardo Jardim teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e está apto para estrear pelo Cruzeiro nesta quarta-feira (12), contra o Democrata-GV. Com isso, o treinador buscará repetir o feito do compatriota Pepa, que venceu o RB Bragantino no primeiro jogo comandando o clube.
O duelo aconteceu no Nabi Abi Chedid, no dia 29 de março de 2023. A Raposa superou o adversário por 3 a 2, de virada, em jogo amistoso e preparatório para os confrontos contra o Naútico, pela Copa do Brasil, e o início da caminhada da equipe no Brasileirão. Os gols do time celeste foram de Filipe Machado (2x) e Mateus Vital.
Daquele confronto apenas três jogadores permanecem no elenco, todos laterais. William, Marlon e Kaiki. Destes, William e Kaiki foram titulares da equipe nos últimos jogos com o interino Wesley Carvalho.
Para esta quarta, Jardim poderá poupar um dos titulares visando a primeira partida da semifinal do Mineiro, que acontecerá no final de semana.
Paulo Bento inicia caminhada pela Raposa com derrota
Outro português que esteve à frente do Cruzeiro foi o técnico Paulo Bento, em 2016. Diferente de Pepa, o compatriota empatou o primeiro jogo que esteve à frente da equipe. O duelo foi contra o Figueirense, no Mineirão, válido pela segunda rodada do Brasileirão daquele ano.
Jogando mal, o Cruzeiro saiu perdendo por 2 a 0, com gols de Rafael Moura, e buscou a igualdade no segundo tempo com Elber e Douglas Coutinho.
O treinador ficou pouco mais de dois meses até ser demitido. Foram 17 jogos disputados, com seis vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento no clube foi de 41,1%.
Leia mais