O zagueiro Lucas Oliveira, esteve em campo neste domingo (26) no duelo que garantiu ao Valladolid o acesso à primeira divisão do Campeonato Espanhol (La Liga), com uma rodada de antecedência. O jogador, emprestado pelo Cruzeiro ao time de Ronaldo Fenômeno, atuou como volante no time comandado por Paulo Pezzolano, ex-técnico da Raposa.
Desde que passou a ser acionado por Pezzolano, na reta final da competição, Oliveira perdeu apenas um jogo. Foram dez jogos, com sete vitórias, dois empates e uma derrota. O empréstimo com o time espanhol vai até o fim de junho. Já o vínculo com o Cruzeiro vai até 2025. Com o fim da segunda divisão espanhola, o zagueiro deverá retornar ao time celeste para definir o futuro.
Lucas Oliveira foi peça fundamental no Cruzeiro de Paulo Pezzolano em 2022. Atuando ao lado de Eduardo Brock e Zé Ivaldo, o defensor levou a Raposa de volta à primeira divisão nacional com seis rodadas de antecedência, atual recorde da série B. Aos 28 anos, o jogador foi contratado em 2022 e disputou 79 partidas com a camisa cinco estrelas.
Drama em Valladolid
O acesso veio com uma vitória por 3 a 2 sobre o Villarreal B, nos acréscimos do confronto realizado no estádio José Zorrilla, em Valladolid, e a derrota do Eibar para o Sporting Gijón. Os gols saíram no segundo tempo. Os donos da casa saíram perdendo e buscaram a igualdade com Raúl Moro. Aos 39 minutos voltaram a ficar atrás do marcador e assim, o volta a elite estava escapando e deixando para ser definida na última rodada.
Só que, aos 46, Victor Messenger balançou as redes, deixando o confronto em igualdade novamente. O gol incendiou a torcida ‘Pucela’, que empurrou a equipe ao ataque. No último lance, Mamadou Sylla, de pênalti, sacramentou o triunfo e o acesso do time de Pezzolano. No próximo domingo (2), a equipe buscará concretizar a campanha com o título. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Tenerife. Em caso de empate ou derrota, o Valladolid terá que torcer por uma derrota do Leganés para o Elche. Os confrontos acontecerão às 13h30 (de Brasília).
Ronaldo Fenômeno
Até a tarde deste domingo, Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário do Valladolid, não havia se manifestado pelas redes sociais sobre o “bate-volta” da equipe para a elite espanhola. Ao negociar o Cruzeiro com Pedro Lourenço, no final de abril, Fenômeno havia dito que o próximo passo seria a venda do time espanhol, o que gerou críticas por parte da imprensa espanhola.
Leia mais