Mudança no Timão

Mano Menezes é o novo técnico do Corinthians

Ex-treinador do Cruzeiro e do Inter foi anunciado nesta quinta para a vaga de Luxemburgo

Bernardo Haddad*
@_bezaoesportes@hojeemdia.com.br
28/09/2023 às 15:01.
Atualizado em 28/09/2023 às 15:44

Mano Menezes foi bicampeão da Copa do Brasil com o Cruzeiro, em 2017 e 2018 (Vinnicius Silva/Cruzeiro)

O Corinthians anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), a contratação do ex-treinador do Cruzeiro, Mano Menezes. O comandante assume a vaga de Vanderlei Luxemburgo, demitido na quarta-feira (27), e já tem como primeiro compromisso preparar a equipe para o clássico contra o São Paulo, no próximo sábado (30), no Morumbi. 

Mano não era a primeira opção do clube paulista, que queria o retorno de Tite, ex-treinador da Seleção Brasileira. No entanto, ao não ter uma resposta definitiva do técnico, a alta cúpula alvinegra decidiu avançar as negociações com Mano -que estava sem clube desde que deixou o Internacional, em julho. 

Não será a primeira vez de Mano no Corinthians. Disputando a série B, o treinador chegou ao time paulista no final de 2007. Levou o alvinegro à final da Copa do Brasil 2008, contra o Sport, mas não conseguiu o título.

Depois do vice-campeonato, a equipe voltou as suas atenções novamente à Série B. No dia 8 de novembro de 2008, Mano levou o time ao título da segunda divisão do Campeonato Brasileiro, com apenas três derrotas na competição e entrando para a história da competição. A a última edição, conquistada pelo Cruzeiro, o Corinthians era o time que tinha conquistado o acesso com maior antecedência. 

No ano seguinte, conquistou o Campeonato Paulista de 2009, em uma campanha invicta. Ainda em 2009, o treinador foi campeão da Copa do Brasil, contra o Internacional, disputando o segundo jogo da final na casa do adversário e fazendo a festa no Rio Grande do Sul.

Em 2010, Mano foi convidado a dirigir a Seleção Brasileira e deixou a equipe. Três anos depois, o comandante retornou ao Corinthians, mas não teve o mesmo sucesso do passado. 

Pelo Cruzeiro

Em 2015, Mano Menezes chegou ao Cruzeiro depois de um período fora dos gramados. A equipe terminou o Campeonato Brasileiro na 8ª colocação, com a melhor campanha no 2° turno, junto do campeão, Corinthians. No entanto, no final do ano ele recebeu uma proposta milionária do futebol chinês e deixou a Raposa. 

No meio do ano seguinte, o treinador retornou à Raposa, que ocupava a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao fim da competição, ele conseguiu manter o time na série A fechando o torneio na 12ª colocação. 

Em 2017 e 2018, os anos de glórias celestes retornaram. Sob o comando de Mano Menezes, o Cruzeiro foi bicampeão da Copa do Brasil, chegando ao sexto título da competição. Com as conquistas, o clube celeste se isolou como o maior campeão do torneio. 

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por