Novo teste de Luxemburgo será em ‘módulo’ apertado, com três jogos fora

Gláucio Castro - Hoje em Dia
23/06/2015 às 07:28.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:36

(Flávio Tavares)

No que diz respeito à oratória, o técnico Vanderlei Luxemburgo costuma ser imbatível. Suas entrevistas são recheadas de metáforas e frases de efeito. Na justificativa da derrota por 1 a 0 para a Chapecoense, em casa, o treinador fatiou o Campeonato Brasileiro e comemorou os 75% de aproveitamento do Cruzeiro nos quatro jogos do “primeiro módulo”, com três vitórias e uma derrota.

Se considerado o péssimo futebol apresentado pelo time celeste, no Mineirão, diante dos catarinenses, a projeção da sequência do Brasileirão se revela preocupante para o “professor”. No “segundo módulo”, como gosta de dizer o treinador, que começa no próximo domingo contra o Coritiba, no Couto Pereira, a Raposa faz três partidas fora de casa.

Além do Coxa, o Cruzeiro enfrenta Grêmio e Fluminense longe do Mineirão e o Atlético-PR no Gigante da Pampulha. Três destas equipes têm melhores campanhas que o time estrelado no Nacional. A única que não está à frente do na tabela é o Coritiba. Porém, os paranaenses entrarão em campo motivados pelo empate em 2 a 2 no clássico na Arena da Baixada contra o Furacão, que era favorito, no fim de semana passado.

No “primeiro módulo” aconteceu o contrário. O rival Atlético era o único que estava à frente da Raposa. Flamengo, Vasco e Chapecoense ocupavam posições inferiores. Os times cariocas enfrentam crises e amargam a zona de rebaixamento.

Avaliação positiva

Apesar deste cenário, a avaliação de Luxemburgo é positiva. “Sobre o objetivo de alcançar 100%, só contra a Chapecoense não conseguimos. Mas a série de quatro jogos terminou e fizemos nove pontos. Agora, vamos pensar no outro módulo. Se somarmos oito ou nove pontos a cada 12 disputados, vamos entrar na Libertadores lá na frente”, projetou Luxemburgo após a derrota para a Chapecoense.

Mas para atingir os mesmo 75% de aproveitamento, o Cruzeiro terá que se desdobrar. O Atlético-PR, por exemplo, é uma das surpresas desta edição do Brasileirão. Venceu adversários importantes, como o Internacional, e ocupa a terceira posição.

Já o Grêmio vem de duas vitórias consecutivas após a contratação do técnico Roger Machado. O Fluminense, que encerra a oitava rodada dessa quarta-feira (24) contra a Ponte Preta, decepcionou na passada ao ser derrotado pelo Palmeiras. Mas vinha de uma sequência de quatro jogos sem perder, sendo um deles no clássico contra o Flamengo (3 a 2).

Reforço para o ataque, Vinícius Araújo recomeça na Toca em 1º de julho

Primeiro reforço da nova era Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro, o atacante Vinícius Araújo será apresentado na Toca da Raposa II no dia 1º de julho. A diretoria do clube celeste confirmou na tarde dessa segunda (22) que a o Valencia, da Espanha, dono de 50% dos direitos econômicos do jogador, aceitou emprestar o atleta à Raposa até o fim de junho do ano que vem.

As negociações começaram na última semana e chegaram a um consenso nesta segunda, um dia após o atacante reencontrar os companheiros no Mineirão, onde assistiu a derrota por 1 a 0 para a Chapecoense. Faltam detalhes do contrato para que ele assine com a Raposa. Como estava de férias no Brasil, Vinícius Araújo cuidará da mudança e se apresenta ao treinador na quarta-feira da semana que vem. Revelado pela base celeste, o atacante teve passagem apagada pela Europa.

Jogadores se reapresentam nesta terça e iniciam preparação para pegar o Coxa

Os jogadores celestes ficaram de folga na tarde dessa segunda (22) e voltam aos trabalhos nesta terça (23) à tarde na Toca da II, quando Luxemburgo começa a pensar no time que enfrenta o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira, na capital paranaense. Sem Bruno Rodrigo, suspenso com o terceiro cartão amarelo, Léo e Paulo André disputam a vaga na defesa.

Como faz duas partidas consecutivas fora de casa no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro trabalha nesta semana em Belo Horizonte e embarca sábado para Curitiba. Da capital paranaense, a delegação segue direto para Porto Alegre. Na quarta-feira, dia primeiro de julho, o Cruzeiro enfrenta o Grêmio, na Arena Grêmio, pela décima rodada do Nacional.

Após o desastre de domingo contra a Chapecoense com o Mineirão lotado, o reencontro com a China Azul só acontece no dia 4 de julho, às 21h, quando recebe o Atlético-PR, um dos destaques desta edição do Brasileiro.

Fora dos planos do Vasco, Dagoberto pode voltar ao clube celeste

Com contrato com o Cruzeiro até o fim de dezembro, o atacante Dagoberto pode voltar à Toca da Raposa. Emprestado ao Vasco, com o salário dividido entre as duas diretorias, o jogador estaria fora dos planos do novo técnico Celso Roth, apresentado nessa segunda (22).

A saída de Dagoberto seria uma maneira de aliviar um pouco os cofres do clube, que está na zona de rebaixamento e tenta fechar com Ronaldinho Gaúcho. Dono de um currículo recheado com cinco títulos de campeão brasileiro, o atacante foi emprestado ao Vasco no início de 2015. Pela equipe do Rio de Janeiro, ele disputou 11 partidas e fez apenas um gol, justamente na estreia, contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca.

Assim como no Cruzeiro, o jogador de 32 anos sofreu algumas contusões que o afastaram dos gramados em várias partidas. Pior do que isso. Dagoberto entrou em rota de colisão com o presidente Eurico Miranda depois de dizer que o Vasco não brigaria pelo título em 2015.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por