Falta pouco

O que o Cruzeiro precisa para ser campeão na 32ª rodada da Série B

Ana Paula Moreira
@anapdmoreira
Publicado em 27/09/2022 às 07:00.

Com a marca de time que subiu com mais rodadas de antecedência, o Cruzeiro pode, agora, ser campeão da Série B do Campeonato Brasileiro já na 32ª rodada. E o título pode vir sem o time celeste entrar em campo. Uma vitória da Raposa contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira (28), e uma combinação de resultados nos jogos de sexta-feira tornam o Cruzeiro inalcançável para os adversários. 

A equipe celeste tem 68 pontos na liderança da Série B. Em segundo aparece o Grêmio, com 53, seguido do Bahia, com 52. O Vasco fecha o G-4 com 48 pontos e já sem chances de título. Para sagrar-se campeão ainda nesta rodada, o Cruzeiro precisa, primeiramente, vencer a Ponte Preta. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, em Campinas, na abertura da rodada. 

No entanto, o título só poderá ser confirmado na sexta-feira, no complemento da rodada. Se vencer a Ponte, o Cruzeiro precisa torcer para tropeços de Grêmio e Bahia, que jogam sexta. O tricolor gaúcho encara o Sampaio Corrêa, fora de casa, às 19h, enquanto que o tricolor baiano visita a Chapecoense, às 21h30. Para que a Raposa conquiste o campeonato na sexta, Grêmio e Bahia não podem vencer. 

A distância do Cruzeiro para o Grêmio é de 15 pontos. Se vencer na quarta, a Raposa chega a 71 pontos e aumenta a diferença para 18. Se o tricolor perder na sexta, sobram 18 pontos em disputa, nas seis rodadas restantes. O Grêmio pode até alcançar o Cruzeiro na pontuação, mas perde no critério de desempate. A equipe celeste teria 21 vitórias contra 20 triunfos que o time gaúcho poderia alcançar. 

Já para o Bahia, terceiro colocado, a diferença é de 16 pontos. Então, se a equipe baiana perder, ela poderá chegar somente a 70 pontos e não poderá ultrapassar o Cruzeiro, que somará 71 pontos em caso de vitórias sobre a Ponte. Portanto, para ser campeão ainda na 32ª rodada, a Raposa precisa vencer na quarta e torcer para Grêmio e Bahia não vencerem. 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro tem, atualmente, 99,979% de chances de ser campeão. O título celeste está praticamente garantido, mas, assim como o acesso, depende de uma combinação de resultados para ser matematicamente conquistado. 

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por