O técnico Devid, do Cruzeiro, avisou: não existe lugar cativo no time. E a julgar pelos primeiros dias de trabalho do novo treinador na Toca da Raposa, os jogadores terão muita dificuldade para conquistar um espaço na concorrida equipe celeste.
E não é por menos. Em comparação com o ano passado, o número de postulantes por vagas na maioria dos setores cresceu, o que deixa os atletas alertas para evitar perda de posição. “Vamos ter que treinar muito no dia a dia porque a concorrência é pesada”, alerta o volante Henrique.
Um dos jogadores mais experientes do grupo, Henrique sabe como é difícil conquistar um espaço no time titular em um grupo de qualidade.
Após uma passagem pela Toca entre 2008 e 2011, período em que se consolidou na equipe, o jogador voltou ao clube celeste em 2013 e teve que se redobrar para conquistar um lugar ao sol novamente.
Reserva durante toda a temporada de 2013, ele ganhou espaço apenas no ano seguinte, quando formou a dupla de volantes com Lucas Silva.
Este ano, até agora, Henrique manteve a confiança de Deivid entre os titulares, mas sabe terá que se desdobrar novamente caso queira se manter entre os 11 titulares. Isso porque a posição de volante é uma das mais concorridas atualmente na Raposa.
Além dele, também brigam por vaga Ariel Cabral, Bruno Ramires, Marciel, Uillian Correia, Federico Gino e Lucas Romero.
Por isso, é bom ficar atento. “Você tem que suar muito a camisa em todo jogo, atuar como se fosse uma final”, emenda o veterano Henrique.
Mais brigas
A briga por espaço não se limita apenas entre os volantes, se estendendo para outros setores.
Para o gol, Fábio, ídolo da China Azul, continua sendo o titular, mas tem a concorrência de Rafael, Lucas França e Alan. Até mesmo o jovem goleiro Lucão, 18 anos, destaque na recente Copa São Paulo de Futebol Júnior, ganhou a chance de treinar na equipe profissional.
“Estou me sentindo bem e muito feliz com essa oportunidade. É uma experiência nova, única, ter a chance de participar das atividades com os profissionais nessa idade”, comemora.
Já na zaga, Devid tem como opções Bruno Rodrigo, Manoel, Dedé, Léo, Alex Flávio, Bruno Viana, Douglas Grolli e Fabrício Bruno.
O ataque e a armação também ganharam mais opções. No meio brigam Bruno Nazário, Gabriel Xavier, Arrascaeta, Matias Pisano, Marcos Vinícius, Sánchez Miño e o jovem Alex, também recém promovido das categorias de base.
Já no ataque Deivid conta com Alisson, Elber, Willian, Rafael Silva, Douglas Coutinho, Allano e Vinícius Araújo.
Federino Gino
O volante Federico Gino teve o nome publicado no BID e pode estrear com a camisa do Cruzeiro na partida contra o Tupi, domingo, às 17h, no Mineirão, pelo Estadual.