
Há tempos o clima na Toca da Raposa II não andava tão ameno como nos últimos dias. Em meio a tantas incertezas que cercavam o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, a boa vitória sobre o Palmeiras na última rodada trouxe esperanças quanto ao futuro da equipe na competição. Mas o objetivo de recuperação na tabela tem como obstáculo um perfil de adversário que não vem trazendo boas lembranças ao time na atual temporada. Afinal, o retrospecto celeste contra os catarinenses não é nada positivo em 2015.
Em três partidas, foram duas derrotas e um empate. A tentativa de mudar esse panorama negativo começa hoje, às 21 horas, diante do Joinville, fora de casa. “Chegou a hora de mudar essa escrita ruim e trabalhar para inverter a lógica para que, no segundo turno, possamos ter mais sucesso contra essas equipes. Vai ser um jogo difícil, mas temos plenas condições de conquistar a vitória”, afirma Paulo André, um dos líderes na equipe.
A escrita citada pelo zagueiro, porém, só faz sentido em 2015. No geral, o desempenho celeste contra os catarinenses é superior. Como alento, a Raposa se apega à invencibilidade contra o rival de logo mais. Em três jogos pelo Brasileiro (o último em 1987), o Cruzeiro venceu um e empatou dois. Ao todo, foram seis confrontos, com três triunfos e três empates.
Reação
Ocupando a 11ª colocação da Série A com 21 pontos, o Cruzeiro projeta fechar o primeiro turno com mais duas vitórias para iniciar a segunda parte da competição mais próximo do G-4. Os atletas, contudo, sabem que encontrarão dificuldades na Arena Joinville.
“Temos um jogo bastante difícil, fora de casa, contra um time pressionado. Temos que ir com empenho e fazer valer esse sacrifício para encerrarmos o primeiro turno bem. Uma vitória aumenta a confiança. E, aí, poderemos almejar coisas mais positivas”, destaca o capitão Fábio.
Manutenção
Vanderlei Luxemburgo esconde o jogo, mas a tendência é que o treinador mantenha a mesma escalação que venceu o Palmeiras, por 2 a 1, no domingo.
Com isso, o zagueiro Léo e o lateral-esquerdo Fabrício seriam mantidos na lateral direita e no meio de campo, respectivamente.
Contratado na semana passada, o argentino Ariel Cabral teve o nome incluído ontem no Boletim Informativo Diário da CBF. Com isso, o meia poderá fazer a estreia pelo clube no domingo, às 16h, contra o Internacional, no Mineirão.
