Saídas de ídolos como Everton Ribeiro e Ricardo Goulart ainda não foram supridas no Cruzeiro

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
01/07/2015 às 07:25.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:42
 (Washington Alves)

(Washington Alves)

Novembro de 2014. A beira do gramado e ovacionado pela torcida após a conquista antecipada do Campeonato Brasileiro, o presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, enaltecia o programa Sócio do Futebol e a base mantida do time de 2013 como os pontos altos de sua administração. Eufórico com mais um título, o mandatário foi enfático ao afirmar que não abriria mão de um ideal que marcou sua gestão. “O Cruzeiro não pode ser uma feira de jogadores. A torcida banca o time.”

Sete meses depois, a situação é bem diferente. O Cruzeiro que enfrenta o Grêmio, nesta quarta-feira (1°), às 22h, em Porto Alegre, pela 10ª rodada do Brasileirão, é só uma caricatura da equipe que encantou o país nos últimos dois anos, com o bicampeonato nacional.

Antes harmoniosa, a relação da torcida com o presidente é agora baseada em protestos e cobranças. Para piorar a situação, o grande sonho do dirigente, de contar com o futebol de Robinho, está praticamente descartado. Ao que tudo indica, o destino do jogador deverá ser o futebol chinês.
 

A torcida cruzeirense alega que Gilvan de Pinho não cumpriu a promessa de que o dinheiro do sócio seria integralmente investido no departamento de futebol.

Sem reposição à altura das vendas de suas principais peças, o Cruzeiro coleciona fracassos na temporada 2015. O time foi eliminado nas semifinais do Estadual para o Atlético e caiu de forma vexatória na Libertadores, ao ser facilmente batido pelo River Plate por 3 a 0, em pleno Mineirão.

No Brasileiro, a equipe ocupa a modesta 13ª colocação, com apenas dez pontos. Se for derrotado nesta quarta-feira (1°), o a Raposa amargará o pior início na era dos pontos corridos após dez rodadas. Em 2009, quando disputou a final da Libertadores, o time também tinha dez pontos em dez jogos.

Reação na bilheteria

As apresentações abaixo da média são refletidas na bilheteria. Neste ano, o clube teve uma adesão só de 4.179 torcedores no programa de sócio, segundo dados do Futebol Melhor. Em 2014, por exemplo, fechou o ano com 20.114 inscrições. “A torcida é maravilhosa. Lota o estádio, nos dá receita. Vamos tentar fazer a mesma coisa (em 2015) para manter esse time maravilhoso que montamos e, se possível, reforçá-lo” comemorou Gilvan de Pinho na época.

Mistério

Para o jogo contra o Grêmio, o técnico Vanderlei Luxemburgo adotou o tom de mistério no treinamento dessa terça-feira, no CT do Internacional. Ele não poderá contar com Henrique, suspenso. Recuperado de lesão muscular na coxa direita, Charles deve jogar.

Na zaga, Bruno Rodrigo volta na vaga de Paulo André. Na frente, Willian, livre da dor no joelho esquerdo, e Marquinhos, recuperado de virose, também devem enfrentar o Grêmio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por