O técnico Fernando Seabra tem recordações de alívio contra o Fortaleza, no Ceará. Sob o comando dele e de Paulo Autuori, o Cruzeiro venceu o Leão do Pici, no sufoco, na temporada passada, deixou a zona de rebaixamento e iniciou a arrancada pela permanência na série A. A diferença é que do time que iniciou aquele duelo, apenas William e Marlon permanecem.
Com a ausência de Rafael Cabral da lista, a tendência é que os laterais tenham Anderson, Zé Ivaldo e Neris como parceiros. Em 2023, os defensores foram Lucas Oliveira e Luciano Castán. No meio e no ataque o time será completamente diferente.
Ian Lucas, Machado, Vital e Nikão formaram o meio, com Bruno Rodrigues e Rafael Papagaio no comando do ataque. Caso repita o time que venceu o Botafogo na estreia, os titulares do meio-campo serão Lucas Romero, Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira, com Arthur Gomes e Rafa Silva no ataque.
Destes, apenas Matheus Pereira segue como dúvida, devido a um pisão que sofreu no pé esquerdo na partida contra o Botafogo. Caso não jogue, Mateus Vital pode ser o escolhido para fazer a função. Assim, o time celeste passaria a ter três remanescentes titulares do último encontro.
Outro fator importante da partida está fora das quatro linhas. Antes da bola rolar, em novembro do ano passado, o grupo vivia uma pressão pelos maus resultados que fizeram o Cruzeiro entrar no Z4. Neste ano, com a vitória sobre o Fogão, o técnico Seabra tirou “o peso” do empate desastroso da Sul-Americana, que marcou a estreia dele no comando do time.
O reencontro entre Leão do Pici e Raposa será nesta quarta-feira (17), 20h, na Arena Castelão.
A vitória
Em 2023. o confronto entre as equipes foi válido pela 30ª rodada do Brasileiro. O jogo aconteceu após algumas rodadas, devido a pausa para a Data Fifa. Assim, o Cruzeiro entrou em campo precisando da vitória para fugir do Z4 e chegar aos 40 pontos. No sufoco, a Raposa venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Rodrigues aos 35 minutos do segundo tempo.
Para deixar a situação ainda mais dramática, o lance teve que passar por revisão do VAR para ser validado. Após traçar as linhas para verificar um possível impedimento de Bruno, as imagens viram que o pé esquerdo do zagueiro Brítez deu condições milimétricas ao atacante celeste.
Leia mais